Vereador quer ensino obrigatório da Lei Maria da Penha nas escolas de Campinas

O vereador Carlão do PT protocolou projeto de lei que obriga o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais de Campinas.

Maria da Penha (foto neusa cadore cc)

Segundo o vereador, os objetivos são impulsionar a reflexão crítica, entre estudantes, professores e comunidade escolar sobre a violência contra a mulher. O ensino também deve abordar a necessidade do registro, nos órgãos competentes, das denúncias dos casos de violência contra a mulher, bem como da adoção das e promover a igualdade de gênero.

Esse é o segundo projeto que tenta levar a questão da violência contra a mulher para as salas de aula. Em maio do ano passado, a vereadora Mariana Conti (PSOL) também apresentou um Projeto de Lei que propõe a divulgação e o ensino de noções da Lei Maria da Penha nas Escolas.

Campinas registra cerca de 800 casos de violência contra a mulher por ano, índice que deve ser bem maior na realidade por causa de violências que não são notificadas.

A Lei Maria da Penha vai completar 13 anos em agosto de 2019. Sancionada pelo governo do ex-presidente Lula, em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 representa um marco para a proteção dos direitos femininos ao endurecer a punição por qualquer tipo de agressão cometida contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.

A lei recebeu o nome da enfermeira Maria da Penha, que perdeu o movimento das pernas após violência do próprio marido. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

20 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

21 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

21 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago