O lançamento do livro “Obras Comentadas – Avanti Campinas” e a abertura da exposição coletiva de arte contemporânea “Aonde estão os outros…?” ocupam e movimentam o Subsolo – Laboratório de Arte nesta terça-feira, dia 26 de março. O evento é gratuito e aberto ao público a partir das 19h, na rua Proença, 1000, em Campinas.

Helena Carvalhosa. Era uma vez (2017)

“Obras Comentadas – Avanti Campinas” é um livro que reúne obras de arte e textos críticos de 32 artistas visuais de Campinas e região. A publicação é de autoria do curador e crítico de arte Andrés I. M. Hernández que há cerca de quatro anos vem trabalhando com artistas da cidade. Para ele, a compilação desses artistas e suas obras em um livro é a continuidade do objetivo do espaço cultural Subsolo criado há um ano, que é o de fomentar e valorizar a arte local.

“A finalidade de organizar essa publicação foi de criar um registro que consolidasse a produção artística local e regional. Temos exposições muito esporádicas e que, de forma geral, não ficam gravadas, registradas. Esse é um recorte da produção, porque seria inviável incluir todos os artistas locais de qualidade, mas é um movimento de valorização a pesquisa artística que acontece em Campinas”, afirma Hernández. O livro traz um mix de produções e de gerações novas, como Rafael Ghiraldelli e Aleixo, com artistas já consolidados que, de uma maneira ou de outra, têm ou tiveram uma relação com o Subsolo.

Este é o terceiro livro de Hernández em que ele apresenta obras comentadas. Os outros foram Obras Comentadas da coleção do Museu de Arte Moderna – MAM/SP (2007) e Obras Comentadas: doações à coleção do Museu Universitário de Arte – MunA – UFU (2016).

Por meio do Edital I de 2019, o Subsolo abre a mostra “Aonde estão os outros…?” com a participação de 33 artistas selecionados e que tem a curadoria de Éder Aleixo. A exposição apresentará obras de arte contemporânea em diversas modalidades, de artistas de várias regiões do Brasil. O espectador poderá ver obras em fotografia, vídeos, gravuras, instalações e pintura.

Aleixo acredita que essa mostra trará uma parcela diversificada da produção independente de arte contemporânea, principalmente da região de Campinas. “Teremos artistas expressando suas poéticas em diversas materialidades e pesquisas artísticas. Essa é uma exposição que, com certeza, ganha corpo denso com as diferentes gerações e vivências que se encontram na ocupação de um espaço livre e que concede a cada um deles o lugar de falar o que lhe é de direito. É um espaço para ouvir e ser ouvido”, resume o curador.

Para o sócio do espaço cultural e produtor executivo da exposição, Danilo Garcia, a convocatória atingiu um significativo número de artistas jovens em particular, mas também artistas renomados, como Helena Carvalhosa. “Esta exposição é um marco para o Subsolo. Ele abrange um grande número de jovens artistas e alcançou muitos ainda na universidade e essa exposição permite mostrar o que vem acontecendo naquele ambiente”, conclui ele.  

Os selecionados pela comissão foram: Aléxia Lorrana e Gabriel Nardi; Ana Paula Melo; Bárbara Basseto e Gabriel Scapinelli; Beatriz Nogueira; Carolina Costa; Cau Silva; Claudia Schmidt; Dani Shirozono; Daniel Banin; Debbie Garcia; Elaine Abreu; Flávio Gordon; Gilio Mialichi; Helena Carvalhosa; JPedrinho9; Júlia O.; Júlia Stradiotto; Karen Ferri; Larissa Camnev; Lilian Walker; Luciane Kunde; Marília Scarabello; Marina de Falco; Nalú Lanú; Rafael Ghiraldelli; Renato Borges; Soraia Dias; Tangerina Bruno; Tatiana Cipoli; Tosko e Victor Santos.

Com intervalo médio de 30 a 40 dias, o Subsolo organiza exposições, com o mínimo de dois a três artistas, trazendo para Campinas obras de arte que já foram expostas em museus e galerias de São Paulo e outras cidades, e sempre ao lado de artistas da cidade, valorizando e fomentando à produção da cidade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do livro “Obras Comentadas – Avanti Campinas” e a abertura da exposição coletiva de arte contemporânea “Aonde estão os outros…?”

Quando: 26 de março de 2019 (terça-feira)

A que horas: 19h

Onde: Subsolo – Laboratório de Arte, rua Proença, 1000, em Campinas

Quando visitar: de 27/03 a 15/04/19, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com agendamento pelos telefones (11)98733-6971, com Aleixo.

Livre para todas as idades

Entrada gratuita