A nova Roda de Conversa do Projeto Matriarcas acontecerá com o Urucungos, Puitas e Quijengues no domingo (10 /03), a partir das 9h, na sede do grupo (R. Salvador Lombardi Neto – Vila Nova Teixeira), em Campinas.

(Foto: Fabiana Ribeiro)

Quem são essas mulheres que perpetuam a potência das Culturas Populares e Tradicionais na cultura da nossa região? A importância de identificar, registrar, compartilhar e preservar as memórias dessas mulheres dentro e fora de seus grupos\comunidades e documentar a importância dessa potência feminina da nossa cultura são o mote do projeto que foi Contemplado pelo Edital nº 26/2018 do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. As rodas de conversa iniciais do projeto serão realizadas com os integrantes dos grupos detentores da cultura popular que participam do projeto.

Durante a roda de conversa será debatido e enunciado o papel da força feminina para o coletivo; sua função, atribuição, assim como a importância da transmissão de saberes realizadas pelas mulheres para que a cultura permaneça viva. O(a)s integrantes dos grupos identificarão as mulheres que representam “ As Matriarcas” para a comunidade a que pertencem. Essas mulheres serão fotografadas para o projeto. As rodas de conversa são filmadas. Durante o decorrer do projeto, iniciado no final de 2018, já aconteceram três rodas; com as Caixeiras das Nascentes  – na Casa de Cultura Tainã, Ponto de Cultura e Memória Ibaô – na sede da comunidade e no Ponto de Cultura Caminhos, em Hortolândia, e com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro; as narrativas das mulheres com seus saberes têm emocionado a(o)s participantes ao trazer histórias de mulheres que têm uma trajetória  de vital importância em nossa cultura . 

A roda de domingo, no Urucungos, será a última dessa fase do projeto.

O projeto reconhece a importância de trazer para a narrativa o ponto de vista de um dos segmentos mais invisíveis, anônimos e discriminados da sociedade brasileira, dando a devida visibilidade às mulheres negras.

O grupo Urucungos, Puitas e Quijengues é uma organização social surgida há 25 anos em um curso de extensão ministrado por Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade, na Unicamp. O grupo se propõe a resgatar, preservar e divulgar manifestações da cultura popular brasileira como cantos, ritmos e danças do samba-de-bumbo campineiro, samba-de-lenço rural paulista, jongo, côco, maracatu, samba de roda, bumba-meu-boi, baião, e lundu.

No grupo, as mulheres possuem um papel de destaque, seja em suas encenações, como a Coroação da Rainha do Maracatu, onde Don’Ana (Ana Miranda),  que é uma das fundadoras e ativa participante personifica a Rainha do Maracatu há 31 anos. Também, atualmente o grupo tem como presidente, Rosária Antonia, ou Sinhá Rosária, que completará em 2018 , 84 anos de vida, que também é uma das fundadoras e ativa participante do grupo.

O PROJETO MATRIARCAS – RETRATOS DAS MULHERES NAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS PAULISTA   consiste em documentar, por meio de rodas de conversas, retratos fotográficos e depoimentos – em formato de vídeo documentário (de até 40min) –  a influência do legado feminino nos movimentos das Culturas Populares e Tradicionais do estado de São Paulo. As memórias, os saberes, os fazeres e a herança cultural feminina nos movimentos culturais populares e tradicionais. O material em formato fotográfico e em vídeo documentário serão transformados em exposição, livro e site que abrigará todo o material fotográfico e de vídeo. Todo conteúdo do site será disponibilizado para download.
O projeto foi contemplado pelo edital  nº 26/2018 DO PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL (PROAC) na categoria Culturas Populares e Tradicionais

Esse projeto nasceu a partir do trabalho de registro fotográfico que a proponente, a fotógrafa Fabiana Ribeiro vem realizando com grupos de Cultura Popular e Tradicionais, desde 2013, na cidade de Campinas e região. A Fabiana Ribeiro acompanha e participa das manifestações e atividades das comunidades de Culturas Populares e Tradicionais da cidade.

O projeto pretende iniciar em Campinas, Matriarcas – Volume 1, e região os registros para esse volume. A pretensão é que o projeto Matriarcas continue pelo estado de São Paulo formando outros volumes. Para o primeiro volume a proposta é registrar no mínimo 12 mulheres. Atualmente o projeto se encontra na 1ª fase que são as rodas de conversas com os grupos e comunidades, depois dessa etapa, as fotografias serão impressas em tecido e customizadas por mulheres, o material filmado transformado em vídeos documentários e as fotos assim como parte das narrativas integrarão um livro.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

RODA DE CONVERSA GRUPO URUCUNGOS, PUITAS E QUIJENGUES

O Projeto Matriarcas – Retratos das Mulheres na Culturas Populares e Tradicionais Paulista  promove roda de conversa

Dia 10/03 – domingo a partir das 9h  na Casa de Cultura Fazenda Roseira

Endereço

Casa de Cultura – Fazenda Roseira

 R. Salvador Lombardi Neto – Vila Nova Teixeira

 Campinas- SP