O “Projeto Cineminha” traz para Campinas uma programação de mostra de curtas-metragens com temática infantojuvenil. As sessões e oficinas acontecem de 19 de março a 24 de abril, em diversos locais da cidade.

Iemanjá Yemoja: A Criação das Ondas, de Célia Harumi Seki (Foto: Divulgação)

Dia 31 de março, no Bosque dos Jequitibás, haverá duas sessões de curtas-metragens e oficina “Curta Express”, na qual as crianças e familiares podem criar histórias e realizar a gravação de cenas na hora. 

Os curtas-metragens selecionados para exibição na mostra passaram por uma curadoria de Mariana Atauri, que atua com cinema em Campinas há mais de 12 anos. Os filmes vêm de diversos lugares do Brasil e abordam diversas temáticas, como questões do feminino no curta “O Mar de Teresa”, questões de cultura de raiz africana no curta produzido por diretoras negras na cidade “Animafro”, questões sociais no curta dirigido por uma mulher negra, o premiado “Peripatético”, além de outros filmes premiados em outros festivais, como o “Médico de Monstro”, “A Piscina de Caíque” e “Lá do Alto”.

Já em relação às oficinas de brinquedos óticos, Roberto Limberger, coordenador do projeto e arte-educador, conta que os participantes aprenderão um pouco mais sobre o funcionamento do cinema e dos desenhos de animação. Eles terão a oportunidade de manipular o zootroscópio, um brinquedo que causa ilusão de ótica. Na oficina de produção audiovisual, os jovens terão contato com conceitos do universo audiovisual, como enquadramentos e movimentos de câmera, roteiro e trilha sonora.

O projeto “Cineminha” acontece desde 2013, sendo realizado pela Educom.Arte – Projetos e Assessoria Ltda, através do Proac Edital, com o apoio da Secretaria da Cultura de Campinas, do Instituto Ideia Coletiva, Papillon Produções Artísticas e do Grupo OLHO-UNICAMP. Mais informações no site: www.projetocineminha.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

– Sessões de Curtas-metragens e oficina de cinema:
31 março – 11h e 15h no Teatro Carlito Maia, no Bosque dos Jequitibás

– Sessões de Curtas-metragens e oficinas de brinquedos óticos:
20/março – 9h e 13h30 no CEU Esperança
27/março – 9h e 13h30 no CEU Florence
03/abril – 9h e 13h30 no CEU Esperança
10/abril – 9h e 13h30 no CEU Florence

– Sessões de Curtas-metragens e Visitas ao Museu da Imagem e do Som de Campinas
19/abril – 10h e 14h 
23/abril – 10h e 14h
24/abril – 10h e 14h

– Oficina de produção Audiovisual:
Terças-feiras, de 19 de março a 16 de abril, às 8h no CEI Caic Professor Zeferino Vaz

Endereços: 
– CEU Esperança (Centro Unificado de Esportes e Artes) – Rua André Grabois, Vila Esperança
– CEU Florence (Centro Unificado de Esportes e Artes) – Rua Lasar Segal, 617, Jd Florence
– Museu da Imagem e do Som de Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
– CEI Caic Professor Zeferino Vaz – Rua José Augusto de Mattos, s/n, Vila União
– Teatro Carlito Maia, no Bosque dos Jequitibás – Rua Coronel Quirino, 02, Bosque