“Vidas em arte” é o tema da programação de cinema do Sesc Campinas no mês de março. Abordando o tema das biografias, os filmes transitam entre a ficção e o documentário para se debruçar em questões presentes na rotina ou em momentos específicos da trajetória pessoal e profissional de artistas.

“Dom Kimura”

No dia 19 de março, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Grandes Olhos”, de Tim Burton. O filme traz a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus originais retratos de crianças. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido, também pintor, no tribunal, já que ele afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras. (Big Eyes: EUA/Canadá, 2014,147min. Direção: Tim Burton)

No dia 26 de março, terça-feira, às 19h, será exibido o filme “Dom Kimura”, de Flávia Abtibol. Uma rádio inicia suas atividades com uma programação inusitada na Orla de Manaus: a história de seu fundador, o Dom Kimura, a voz mais conhecida na grande área da Manaus moderna e que foi ovacionado por multidões nos ringues da capital, onde brilhou como o indomável ‘Cabecinha de Ouro’. (Manaus, 2015, 14 min. Direção: Flávia Abtibol).

‘Egon Schiele – Morte e a Donzela’

Também no dia 26 de março, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme “Egon Schiele – Morte e a Donzela”, de Dieter Berner. Um dos artistas mais provocativos de Viena no início do século XX, o jovem talentoso e sedutor conduziu sua vida e obra de acordo com as mulheres que o cercavam. Causador de escândalos sociais, ele atraiu a atenção de artistas como Gustav Klimt. (Egon Schiele: Tod und Mädchen, Austria, 2018,110min. Direção: Dieter Berner)

No dia 2 de abril, às 18h e às 20h, acontece a Sessão de Curadoria Compartilhada. Dinâmica coletiva de diálogo, escolha e exibição de filmes a partir das opções dos participantes, que visa ampliar o repertório individual e fortalecer o encontro presencial em torno da sétima arte. A cada mês, o Sesc indica uma lista de opções dentro de uma temática específica para a votação online e exibe os dois filmes mais votados.

A lista dos candidatos à próxima sessão traz filmes com personagens que usam diferentes maneiras de narrar o cotidiano, contando e inventando histórias ou descrevendo situações. Os títulos abordam a narração feita por esses personagens como se o ato de narrar fosse o protagonista da trama apresentada.

A votação está aberta até o dia 25/3. Para participar da escolha dos dois filmes que serão exibidos, basta entrar neste link e votar.

Toda a programação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)