Com uma programação que aborda várias linguagens artísticas, o Circuito Sesc de Artes traz para as cidades da região de Campinas artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias.

Ballet Stagium, Mané Gostoso (Foto: Arnaldo J. G. Torres)

De 29 a 31 de março as cidades de Itapira, Mogi Guaçu e Mogi Mirim recebem, direto da Bélgica, a Companhia Pol & Freddy que apresenta o Circo Democrático da Bélgica, um cabaré onde, aparentemente, tudo pode acontecer: malabarismo com pratos, sapateado com botas de esqui ou um salto de quatro metros de altura em uma piscina de 30 centímetros. A música estará presente com o Quintal dos Prettos, projeto que relembra as famosas rodas de samba da década de 1980 e promete apresentar um quintal do samba em plena praça.

Cia Pol & Freddy, Circo Democrático da Bélgica (Foto: Divulgação)

As cidades de Americana, Indaiatuba, Santa Bárbara D’Oeste recebem o Circuito entre os dias 12 e 14 de abril com o premiado Ballet Stagium, que homenageia Luiz Gonzaga na montagem Mané Gostoso, com coreografias inspiradas no boneco Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados por cordões.

Família Burg, Mistérius (Foto: Paula Poltronix)

A arte circense tão marcante nas ruas e praças das cidades não poderia ficar de fora do festival. A tradicional Família Burg apresenta Mistérius, com os palhaços Gonçalvez e Sobolha.

Veja abaixo mais detalhes da programação do Circuito Sesc de Artes nas cidades da região:

CIDADES

Itapira – Dia 29 de março, sexta-feira.

Parque Juca Mulato, Rua Ribeiro de Barros, 165.

Mogi Guaçu – Dia 30 de março, sábado.

Campo da Brahma, Praça Angelina M., Avenida Julio Xavier da Silva, s/n.

Mogi Mirim – Dia 31 de março, domingo.

Praça Dr. Jorge França Camargo – Jardim Primavera.

PROGRAMAÇÃO

Música – DJ EVELYN CRISTINA
Durante todo o dia a DJ Evelyn agita o público. Residente de festas consagradas da capital paulista, a DJ também é pesquisadora musical e produtora de trilhas para vídeos e espetáculos. Seu repertório passeia por ritmos do samba rock à eletrobossa, passando pelo maracatu, afrobeat e pela música negra dos séculos 20 e 21. Ela também é DJ residente do Coletivo Ilú Oba de Min, grupo feminino de percussão afro-brasileira.

Cinema – CINECONCERTO: A PANTERA COR-DE-ROSA

Com Lise + Barulhista. A sessão resgata o início do cinema, quando os filmes mudos eram acompanhados por músicos que executavam a trilha ao vivo. A Pantera Cor-de-Rosa surgiu na introdução do filme de 1964, mas acabou ganhando uma série de animação que fez sucesso no mundo todo. Os músicos seguem os movimentos do felino rosa e brincam com o conhecido tema da personagem.


Música – QUINTAL DOS PRETTOS

Com Dupla Prettos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim. O projeto relembra as famosas rodas de samba da década de 1980, quando surgiram nomes como Fundo de Quintal, Leci Brandão, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra. Com um grupo de 10 músicos, o público vai acompanhar composições conhecidas com um quintal de samba em plena praça.

Dança – TRAMAR – ENTRE TRANÇADOS DE SONS E GESTOS
Com Coletivo TraMar. A brincadeira indígena “Ketinho Mitselü” é a origem do que conhecemos como “cama de gato” e também o que inspira o grupo no espetáculo que mistura dança, música e artes visuais. Os artistas usam a arquitetura e os elementos da praça para a instalação, em que os fios criam o percurso dos movimentos para interagir corpo e espaço. Depois da apresentação, a instalação fica aberta para o público se aventurar entre os fios.

Artes Visuais – OFICINA DE FANZINES E LAMBE-LAMBES

Com Fala Cidade. A partir de jogos de palavras e brincadeiras poéticas, os participantes vão produzir seus próprios fanzines e lambe-lambes com poemas e ilustrações criados por eles mesmos. A propostaé reunir técnicas de artes plásticas e poesia em uma espécie de sarau criativo e colaborativo, para que cada grupo de participantes explore as potencialidades dessas mídias populares e alternativas.

Tecnologias e Artes – CÂMERA FOTOGRÁFICA GIGANTE
Com Cidade Invertida. Os participantes vão entrar em uma câmera para conhecer o processo fotográfico por dentro, descondicionando o olhar no cotidiano, ao observar a formação da imagem invertida em uma câmera tradicional, e propor novas maneiras de perceber e registrar imagens estáticas e em movimento.

Circo – CIRCO DEMOCRÁTICO DA BÉLGICA
Com Companhia Pol & Freddy. A companhia belga apresenta um cabaré onde, aparentemente, tudo pode acontecer: malabarismo com pratos, sapateado com botas de esqui ou um salto de quatro metros de altura em uma piscina de 30 centímetros. O público interage democraticamente, ao votar para decidir a forma e o conteúdo da apresentação, ao mesmo tempo em que os artistas exploram, com bom humor, certas tendências ditatoriais da minoria.

CIDADES

Americana – Dia 12 de abril, sexta-feira.

Praça Comendador Muller, Centro.

Indaiatuba – Dia 13 de abril, sábado.

Concha Acústica, Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n, Parque Ecológico.

Santa Bárbara D’Oeste – Dia 14 de abril, domingo.

Parque Jacarandá, Rua do Estanho, s/n, Mollon IV.

PROGRAMAÇÃO

Música – DJ HARU

Durante todo o dia DJ Haru agita o público presente. Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, a DJ Haru promove, sem seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos, grooves e composições tradicionais, sempre buscando um ambiente dançante. Uma curiosidade é que ela se apresenta sempre com LPs e compactos de vinil, todos de seu acervo pessoal.

Artes Visuais – RABO DE GATO
Com Ateliê Lua Azul. Os artistas demonstram técnicas artesanais para a produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados rabos de gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis, acessórios e peças decorativas. Com uma técnica fácil e divertida, as oficinas poderão receber participantes de todas as idades e sem experiência em atividades manuais.

Literatura – MEDIAÇÃO DE LEITURA

Com A Cor – Ação Cultural. Os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a literatura. Ouvir histórias permite pensar e brincar com a imaginação literária. Os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.

Música – BOTICA POESIA
Com Sergio Vaz e Renato Gama. Cantor e compositor se unem para o show Botica Poesia, com canções criadas a partir de poemas e textos inéditos do próprio Vaz, criador da Cooperativa Cultural da Periferia e agitador cultural da Zona Sul de São Paulo. Gama também é escritor, produtor, compositor de trilhas e pesquisador de musicoterapia, além de manter uma ligação com a música e a sonoridade das periferias paulistanas.

Artes Visuais – DESENHAÇO – DESENHAR É PARA TODOS
Com Bebel Abreu e Ale Kalko. O público que passar pela oficinavai ter contato com diferentes atividades de desenho e receber orientação para praticar. A atividade contemplará observação tradicional para produção de retrato; desenho de acidente (construção de figuras a partir de manchas aleatórias no papel); sintetizar elementos do dia a dia para criar ícones; e desenhar bichos a partir de um círculo, um triângulo, um quadrado e uma massaroca.

Cinema – SET NA PRAÇA
Com Instituto Querô. O público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena na atividade que conta com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte. Além de estimular os participantes a conhecer mais do universo da TV e do cinema, que tanto encantamento provoca, a proposta é valorizar atitudes de trabalho coletivo.

Dança – MANÉ GOSTOSO
Com Ballet Stagium.
O premiado Ballet Stagium homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do nordeste com grandeza poética e bom humor. O grupo leva a dança para o público de todas as idades, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com canções do Rei do Baião. As coreografias dos bailarinos são no Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados nos cordões.

Circo – MISTÉRIUS
Com Família Burg. Os palhaços Gonçalvez e Sobolha querem ser levados a sério por seu talento para a mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo da Família Burg tem base na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação do público.