Centro Saúde no Jardim Miriam: o que falta é governo!

.Por Paulo Bufalo.

Recentemente a comunidade da região do Jardim Miriam em Campinas esteve na porta da Prefeitura reivindicando a construção de um Centro de Saúde no bairro. Atualmente o atendimento é realizado no CS Taquaral, que fica há 10 km de distância e o acesso é através de Rodovias muito movimentadas. Segundo os moradores, embora tenha sido reformado recentemente, o CS Taquaral está sempre superlotado e continua apresentando problemas estruturais.

Fonte: governo federal

A prefeitura respondeu apenas que existe no Taquaral uma equipe de referência para atendimento da região e que irá construir um novo CS no bairro, onde já teria um terreno reservado e estaria buscando recursos.

No entanto, segundo consta no Portal do Orçamento do Senado Federal a prefeitura já recebeu em 2018 o valor de R$ 700 mil, proveniente de parte de uma emenda do Orçamento Federal de 2017 que deveria ser destinada à construção do CS Jardim Miriam.

A emenda de autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) destinou R$1,1 milhão, proveniente do Fundo Nacional de Saúde para construção desta Unidade. Ela atendeu à reivindicações que o deputado recebeu de moradores da região em meados de 2016 e à demanda reconhecida pela própria prefeitura conforme consta na justificativa da própria emenda, transcrita na íntegra a seguir:

Os dados epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas indicam a necessidade de construção de uma nova unidade básica de saúde no Jardim Miriam para atendimento da população estimada em 10 mil pessoas provenientes de cerca de 15 bairros da região, que hoje são atendidas em local distante do bairro e com deslocamento através de rodovia.

Lembro também que esta emenda tem caráter impositivo e, portanto, o valor deve ser totalmente pago pelo governo federal, mediante projeto apresentado pela secretaria municipal de saúde.

Ou seja, se existem a equipe de profissionais para atendimento, o terreno para construção e o dinheiro para obra do novo Centro de Saúde no Jardim Miriam, o que falta é governo transparente e comprometido com a população.

Paulo Bufalo é professor e ex-vereador de Campinas.