Até o dia 18 de março, poderá ser vista nas salas expositivas da Estação Cultura a exposição “Visões Psicodélicas”, do artista Dink.

A exposição traz gravuras em MDF e xilogravuras em um recorte da carreira do artista com obras da sua fase inicial até o momento atual. A temática caminha entre as representações de visões sob estados não ordinários de consciência, a crítica ao assassinato de indígenas,  as relações entre plantas psicoativas e os transes místicos.

As ervas possuem poderes e segredos que poucos mortais conhecem; com elas podemos curar, rejuvenescer, limpar, proteger, perfumar e temperar. A cultura indígena é rica em conhecimento sobre os poderes medicinais da natureza, não apenas sobre cada tipo de erva ou planta, mas também como aplicar, ingerir, ou utilizar.

A mostra traz uma série de trabalhos  com temas inter relacionados.

Dink é natural de Campinas-SP, 29 anos. Formado em Artes Visuais com ênfase em Design (Bacharelado e Licenciatura) em 2012, pela PUC-Campinas.

Foi o vencedor do Salão de Artes da PUCC em 2011, com sua xilogravura “O Mestre”. Participou de oficinas com João Bosco, Severino Borges, J. Borges, Stephan Doitschnoff, Chris Dyer e Mark Henson. Expôs nas três edições da Bienal Internacional de Cultura Psicodélica. Trabalha com técnicas como stencil, xilogravura, pirografia entre outras.

Os trabalhos podem ser vistos de segunda a sábado das 9h às 21h e aos domingos e feriados das 10h às 20h nas salas expositivas da Estação Cultura.

A mostra é uma iniciativa da parceria entre Usina Geradora, Ateliê da Estação Cultura, Ateliê Aquastre do artista João Bosco e da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Cultura.

O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.

A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“A vida não para de acontecer.

Movimento e intensidade em imagens, espelho-realidade.

E que espelho é esse em que tudo, tudo, tudo mesmo, pode sentir?

E pode, porque tudo, tudo, tudo mesmo pode ser afetado e reverbera… configurações de territórios de afetos, mapeados em gravuras. 

Se tudo movimento e intensidade, tudo também capacidade de percepção e aqui sutileza e leveza em harmonias singulares de cada território.

E cada território sou eu e você e tudo, tudo, tudo mesmo como tão bem já percebeu a poeta Orides Fontela: “Tudo se recria e o instante/ varia de ângulo e face/ segundo a mesma vidaluz/ que instaura jardins na amplitude// que desperta as flores em várias/coresinstantes e as revive/ jogando-as lucidamente/ em transposição contínua.”1

Orides Fontela, Transposição

Eni

Exposição : Visões Psicodélicas” do artista Dink

Período: 20 / 02 a 18/03 

De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das  10h às 20h

Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação

Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N

Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050