O vereador de Campinas, Carlão do PT, publicou carta defendendo que a Comissão Processante da Câmara peça o afastamento do prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB). Para ele, o relatório final deve condenar o prefeito. Veja carta:

Pelo afastamento do prefeito Jonas Donizette

.Por Carlão do PT.

“Não podemos dormir em paz enquanto os bebês morrem de fome e os idosos estão sem assistência médica’ (Papa Francisco).

A Comissão Processante criada na Câmara Municipal para investigar o prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) das acusações de envolvimento em casos de corrupção no Hospital Ouro Verde ouviu vários depoimentos e caminha para entregar seu relatório final.

(fotos: câmara e prefeitura de campinas divulgação)

O prefeito também é alvo de apurações da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) desde que foi citado por empresários em supostas negociações para favorecer a Organização Social Vitale. O caso está sob sigilo.

Desde novembro de 2017, o Ministério Público do Estado de São Paulo apura um esquema de corrupção no hospital de Campinas com prejuízos que podem chegar a R$ 25 milhões. Entre os réus estão empresários, diretores da Vitale, ex-servidores municipais e o ex-secretário de Assuntos Jurídicos, Sílvio Bernardin.

De acordo com o promotor Daniel Zulian, há indícios de superfaturamento na compra de medicamentos, insumos e prestação de serviços no hospital, além da suspeita de recebimento de propina por agentes públicos. O fato é muito grave tendo em vista a enorme crise de atendimento por que passa a Saúde Pública de Campinas.

Além dos casos de desvios, a má gestão resultou em falta de medicamentos, exames e outros procedimentos e até na falta de veículos do Programa Mais Médicos. Há ainda um número muito reduzido de servidores.

E diante de tudo o que foi apresentado durante os trabalhos da Comissão Processante, defendo que o relatório aponte pelo afastamento do Prefeito Jonas Donizette, bem como os demais vereadores votem nesse sentido.

Mas para isso é necessária a mobilização da população, pressionando os vereadores para votem pela cassação do prefeito, principalmente os da base do governo, que têm votado contra a criação de CPIs para investigar o prefeito, como foi no caso do Hospital Ouro Verde e da merenda

Campinas não pode mais ficar à mercê de um esquema de corrupção, somada à incompetência administrativa demonstrada pelo prefeito e sua equipe.

Vereador Carlão do PT é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Campinas.