Veja a diferença entre os gastos do governo federal com banqueiros e com aposentados

(imagem facebook – maria fatorelli)

No ano passado, 2018, os brasileiros pagaram para alguns banqueiros 40,6% de todos os impostos arregados durante o ano, ou seja, R$ 1 trilhão. Já para todos os aposentados do Brasil, 24,4% dos impostos, pouco mais da metade do que foi pago com juros.

Segundo Maria Lúcia Fatorelli, auditora fiscal aposentada e fundadora do movimento “Auditoria Cidadã da Dívida”, o problema fiscal do Brasil das contas públicas não está na Previdência, nem nos investimentos e gastos sociais. “Mas sim na política monetária suicida praticada pelo Banco Central que beneficia principalmente bancos nacionais e estrangeiros”, anotou.

Veja no gráfico a quantidade de recursos do Brasil que são empenhados em pagamento de dívidas sem uma auditoria para verificar a regularidade desses pagamentos. Fatorelli acredita que pode haver muitos pagamentos irregulares ou mesmo corrupção. Esses pagamentos não são fiscalizados de forma efetiva por uma auditoria transparente.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente