Com shows musicais, apresentações culturais, tendas de alimentos, bebidas, produtos veganos e ligados à defesa dos animais, acontece em Paulínia no próximo sábado, 16, das 10h às 19h, o I Paulínia Animal Vegan Fest. Voltado para a divulgação da cultura vegana, o evento é organizado pelo núcleo Igualdade Animal – entidade sediada em Paulínia e que se dedica à proteção de animais e ao resgate de animais em situação de risco na cidade e na região. 


Duo Izabel Padovani & Ronaldo Saggiorato (Foto: Carlos Kipnis)

As apresentações musicais serão feitas por artistas como o duo Izabel Padovani & Ronaldo Saggiorato, Ana Cavalcanti e o trio erudito TerraChords. O I Paulínia Animal Vegan Fest também vai receber o escritor Djalma Nery que fará o lançamento de seu livro “Uma Alternativa para a Sociedade – Caminhos e Perspectivas da Permacultura no Brasil”. Será realizado também o lançamento do jornal/livro Vila Mundo que, em sua primeira edição, trará poemas de Paulo San Martin, Laura Hourcade Reis e Victor Chinaglia.

O I Paulínia Vegan Fest ocorre no pátio e no salão de eventos da sede do STSPMP (Sindicado dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Paulínia), que fica na Rua dos Imigrantes, 885, Parque das Figueiras, próximo ao Portal Medieval. A entrada para o evento é gratuita, mas os organizadores pedem doações de um quilo de ração animal, que será utilizada para alimentação dos animais resgatados pelo núcleo Igualdade Animal, entidade organizadora do Vegan Fest.

A proposta gastronômica e cultural, inédita na região, pretende divulgar a cultura vegana, que tem conquistado um número crescente de adeptos no Brasil e no mundo. “Vamos levar delícias e o melhor da culinária vegana para o pessoal conhecer e provar. Teremos também a feira vegana que ficará exposta ao longo de todo o evento. Queremos que seja uma festa, uma grande festa, para refletir e divertir”, diz o produtor cultural Cabeto Rocker, que dá apoio à produção da feira.

Pela manhã, a partir das 10h, o médico Caio Fiori, Especialista em Pediatria e Endocrinologia pediátrica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), vai conduzir uma palestra e roda de conversa sobre “Saúde Infantil e Veganismo”. O evento também terá também uma feira de alimentos orgânicos, com verduras e frutas sem agrotóxicos e a apresentação de produtos de limpeza especialmente produzidos para não agredir o meio ambiente.

“Aquelas Coisas Todas”, show que o duo Izabel Padovani & Ronaldo Saggiorato  vai apresentar no I Paulínia Animal Vegan Fest, é o nome do mais recente álbum da cantora Izabel Padovani e do baixista Ronaldo Saggiorato. O CD marca os 18 anos de parceria de Izabel e Ronaldo. “São capazes de deixar o ouvinte sem fôlego, em versões arrebatadoras de sambas, choros, baiões e outros ritmos brasileiros, assinados por Guinga, Jacó do Bandolim e Tom Jobim, entre outros”, comentou no seu blog Música de Alma Negra o crítico Carlos Calado.

Ana Cavalcanti, natural de Valinhos, teve suas primeiras aulas de inicialização musical aos cinco anos e desde então frequentou aulas de piano, voz e coral, violino, violão e foi aluna do Curso de Canto Popular (MPB/Jazz) do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Com um histórico profissional diversificado, integrou importantes corais e grupos musicais e atuou como atriz em peças teatrais em importantes teatros paulistas. Atualmente, dedica-se à pesquisa do samba e outros gêneros como baião, choro, seresta e modinha, levando uma sonoridade cheia de “brasilidade” aos mais diversos públicos com seu trabalho solo.

O TerraChords é um trio de cordas que, como eles mesmo se definem, “amigos (veganos) que se reuniram por acaso e, por acaso também, gostam de boa música. O trio é composto por um violino que fica a cargo da Rebecca Levegan, um violão tocado pelo Marcelo Pancher e um contrabaixo com Nikolas Moraes.

Djalma Nery é cientista social, professor da rede pública estadual de ensino em São Carlos (SP), mestre pelo programa de ecologia aplicada da USP, praticante de permacultura desde 2008 e um dos fundadores da Associação Veracidade. Ele se define como ativista ambiental, ecossocialista e educador popular. E ministra cursos, oficinas, vivências e palestras em diversas regiões do país. Seu livro “Uma alternativa para a sociedade”, que será lançado no evento, propõe os caminhos da permacultura para a superação dos graves problemas ambientais que a humanidade enfrenta hoje. (Carta Campinas com informações de divulgação)