Nesse ano de 2019, o Bloco Unidos do Candinho sai às ruas de Sousas com o grito de carnaval no dia 23 de fevereiro (sábado), concentração às 14h nos Jardins do Cândido Ferreira, localizado na Rua Helena Fabrini, Sousas-Campinas/SP, com cortejo do Bloco previsto às 15h.

O tema do Carnaval 2019 é “Vozes de luta cantos de vida: Somos ritmo e poesia – o repente da periferia intervindo em toda vilania.” O Bloco UNIDOS DO CANDINHO sairá dos jardins da instituição, acompanhado de um trio elétrico, dos destaques de abre-alas, passistas e foliões, e faz sua parada na Praça Beira Rio, em Sousas, onde acontece um Baile de Marchinhas até por volta das 18h, quando se encerrará a festa.

Tradicionalmente, o bloco realiza o grito de carnaval da cidade de Campinas e, em 2019, o Bloco chega à sua 26ª edição.

Todas as pessoas da comunidade estão convidadas a acompanhar o Bloco e realizar junto com a Saúde Mental a integração tão necessária para a construção de um mundo que possa conviver com as diferenças. A previsão é que passe pelo Bloco cerca de 800 pessoas.

Esse ano, o Bloco do Candinho remete o tema aos artistas que mostram sua arte através do rap, da arte de rua e da poesia. Nessa edição, a arte da camiseta foi cedida pelo artista José Flávio Audi, que tem sua arte exposta nos muros das ruas da cidade de Campinas, em estabelecimentos de saúde, escolas e em Pontos de Cultura.

Os ensaios do Bloco estão acontecendo na Concha Acústica do Taquaral em Campinas, uma parceria que ampliou as ações do projeto Coletivo da Música que comanda a Bateria do Bloco. O Coletivo da Música contempla ações com usuários de saúde e comunidades em geral de todo o município de Campinas. O projeto, além de fazer parte do calendário oficial do Carnaval de rua de Campinas, também representa um dos maiores projetos de arte-saúde no âmbito da saúde mental pública brasileira. É um projeto aberto, disponível a receber qualquer pessoa da comunidade interessada em compor a proposta dos ensaios de bateria de carnaval e ala musical do Bloco Unidos do Candinho.

O Cândido mudou os modos de tratar a saúde mental desde o ano de 1990, a partir de um convênio assinado com a Prefeitura Municipal de Campinas. Atualmente, o Cândido atende 6 mil usuários da saúde mental. A ressocialização dos usuários tem sido buscada de diversas formas com oficinas de trabalho, projetos de arte, esporte, cultura, música, dança e lazer, através dos Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, projetos de comunicação, e o carnaval passou a ser um instrumento de ressocialização dos usuários da saúde mental que, por muitos anos, ficaram presos nos pátios do antigo sanatório.

Sair para festejar nas ruas de Sousas junto com a comunidade, que espera todo ano a descida do Bloco, é poder celebrar as mudanças que a Reforma Psiquiátrica proporcionou na vida das pessoas em tratamento. Como já disse Chico Buarque: “O estandarte do sanatório geral vai passar” e, neste dia, todos podem vir colocar um pouco das suas loucuras para fora com o Bloco do Candinho. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Bloco Unidos do Candinho

Data: 23/02/2019   

Horário: 14h

Local: Concentração no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira – Rua Helena Fabrini, Sousas – Campinas/SP. Trajeto até a Praça Beira Rio.