Há duas semanas, Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), já se acostumou a ver pelas ruas as bicicletas amarelas (Bike Yellow), um serviço de compartilhamento de bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução). Você pega a bicicleta num local e deixa no final do seu trajeto. Não precisa devolvê-la no local que retirou.

(foto divulgação)

Segundo a empresa, são cerca de 200 bikes em Barão Geraldo ao valor de R$ 1,50 a cada 15 minutos. “Nossa atuação em Campinas começa com uma área de quase 12 quilômetros quadrados e a intenção é ir crescendo aos poucos”, explica um dos fundadores da Yellow, Ariel Lambrecht.

(área de atuação em Barão Geraldo)

As bikes, que estão em alguns pontos do distrito, podem ser usadas de segunda a segunda, 24 horas por dia, e estacionadas depois em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via). (Carta Campinas com informações de divulgação

O uso das bicicletas é semelhante ao uso do Uber, por meio de aplicativo de celular. Veja com se faz:  

  1. Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e IOS. 
  2. No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade.
  3. Coloque créditos de R$ 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito. 
  4. Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente.
  5. Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente. (Site da Yellow)