A bancada do PT na Câmara Municipal de Campinas é contra a criação do décimo terceiro salário para os vereadores. A discussão sobre a aplicação do décimo terceiro salário aos vereadores de Campinas a na próxima legislatura, ou seja, a partir de 2021, entrou na pauta da Câmara Municipal de Campinas, que é presidida pelo vereador Marcos Bernardelli (PSDB).

(fotos câmara de campinas divulgação)

Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter considerado que o pagamento do décimo terceiro salário a vereadores de todo o País seja legal, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Campinas entende que não é de bom tom que o assunto seja aprovado pela Casa de Leis do município. A bancada petista é formada pelos vereadores Pedro Tourinho e Carlão do PT.

Segundo os petistas, por conta do desgaste da classe política acentuado nos últimos anos e do distanciamento da população no que ser refere ao controle público das instâncias do Estado a sociedade não tem percebido a importância do trabalho desenvolvido pelos vereadores.

Para eles, a prioridade neste momento é que as casas de leis e os poderes executivos incentivem a organização popular, a maior participação em conselhos, o acompanhamento dos poderes constituídos para que haja um ganho de qualidade na democracia, nos serviços e na transparência da coisa pública.

A vereadora do PSOL, Mariana Conti, também se posicionou nas redes sociais contra o décimo terceiro. “Que falta de vergonha! Bate palma para governo que quer destruir direito trabalhista, mas na hora de usufruir direito conquistado são os primeiros da fila. Sou contra vereador de Campinas ganhar 13o salário. Segundo entrevista do presidente da Câmara, essa medida vai ser encaminhada se houver consenso entre as lideranças dos partidos. Pois não há! Como líder do PSOL, sou contra”, anotou a vereadora. (Com informações de divulgação)