Em comemoração ao seu primeiro ano de atividades em Campinas, o Subsolo – Laboratório de Arte traz para a cidade uma mostra com objetos, desenhos e aquarelas criados pela arquiteta Lina Bo Bardi. O curador Andrés I. M. Hernández e o produtor cultural Danilo Garcia são os responsáveis pela curadoria e organização da exposição junto ao Instituto Bardi – Casa de Vidro, que será aberta no espaço cultural no próximo dia 26 de janeiro, sábado, às 11h, na rua Proença, nº 1.000.

Para ambientar o espaço arquitetônico, Hernández, doutor em Artes Visuais na área de instalações artísticas, diz que a exposição está sendo elaborada de forma a instigar o público a pensar sobre as obras de Bo Bardi. Duas cadeiras criadas pela arquiteta estarão expostas e outros objetos serão dispostos remetendo aos projetos da arquiteta.

Os curadores ressaltam a leveza e a destreza com a que a arquiteta se movimentava dentre diversas modalidades, extrapolando o universo dos projetos arquitetônicos. “As obras para a exposição foram selecionadas para mostrar essa diversidade”, explica Garcia.

Juntamente com esta exposição, outras cinco serão abertas neste mesmo dia com artistas visuais de Campinas, Limeira, São Paulo e Uberlândia. As salas do Subsolo serão preenchidas com obras de Desmemória dos afetos, de Norma Vieira; Baseado em fatos instáveis, de Priscila Rampin; Ainozama, de Fernando Limberger; Observantes, de Fernando Pimentel e Tempo quando, de Marilde Stropp.

A reunião de todas essas mostras no Subsolo representa sua proposta inicial como espaço cultural que é unir artistas de diversas modalidades e categorias dentro das artes, mas sempre trazendo representantes de Campinas e região. Além disso, abrir essas exposições para um público que conta com estudantes de arquitetura e de artes visuais das universidades da cidade só fortalece o formato do propósito.

Segundo Hernández, a exposição em Campinas está alinhada com a missão do Instituto Bardi – Casa de Vidro, que é promover a obra da arquiteta e seu significado para a cultura brasileira. “Lina cultivava verdadeira paixão pelo povo brasileiro e suas obras, a exemplo do Masp e Sesc Pompéia, priorizam a interação e integração entre as pessoas, são espaços do povo”, ressalta o curador.

Para a realização das exposições, o Subsolo firmou parceria com o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), neste caso, para trazer a obra de Fernando Limberger (Ainozama), além do Instituto Bardi – Casa de Vidro.  

Durante o evento, o livro Lina Bo Bardi também será lançado no Subsolo. A publicação apresenta a biografia, projetos, desenhos e textos da arquiteta italiana que chegou no Brasil em 1946, com seu marido Pietro Maria Bardi, e que teve um papel muito importante na cena cultural brasileira. Além de arquiteta, era designer e educadora. Lina faleceu em 1992 em São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura da exposição: Lina Bo Bardi no Subsolo

Dia: Sábado, dia 26 de janeiro, das 11h às 17h

Endereço: Rua Proença, nº 1000 – Campinas (SP)

Visitação: de 28/01 a 20/02/19, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com agendamento pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita