A primeira roda de conversa de 2019 do Projeto Matriarcas, que busca mapear o retrato das memórias, saberes, fazeres e herança cultural das mulheres nos movimentos de Culturas Populares e Tradicionais do estado de São Paulo, acontecerá no Ponto de Cultura e Memória Ibaô neste sábado, dia 19 de janeiro, a partir das 15h.

(Foto: Divulgação)

Quem são essas mulheres que perpetuam a potência das Culturas Populares e Tradicionais em nosso estado? A importância de identificar, registrar, compartilhar e preservar as memórias dessas mulheres dentro e fora de seus grupos\comunidades e documentar a importância dessa potência feminina da nossa cultura são o mote do projeto que foi Contemplado pelo Edital nº 26/2018 do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

As rodas de conversa iniciais do projeto serão realizadas com os grupos detentores da cultura popular onde se pensará o papel da força feminina  para o coletivo; sua função, atribuição, assim como a importância da transmissão de saberes realizadas por essas mulheres para que a cultura permaneça viva. Os grupos identificarão as mulheres que representam “As Matriarcas” para serem registradas para o projeto.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Roda de Conversa Projeto Matriarcas – Retratos das Mulheres nas culturas populares e tradicionais paulista

Endereço

Local: Ponto de Cultura e Memória Ibaô

R. Ema, 312

Vila Padre Manoel de Nobrega

Campinas – SP