O premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado disse em entrevista à rádio francesa France Inter que “o Brasil ficou louco”, mas já estava dando sinais de insanidade. A loucura que se refere Salgado é todo o processo que possibilitou a eleição de Jair Bolsonaro e a chegada ao poder da extrema-direita.

(fernando frazão – agência brasil)

“Quando Dilma Rousseff, eleita democraticamente, foi destituída, praticamente em um golpe de Estado, e um governo totalmente corrupto foi colocado no lugar, começamos a perder o controle do país”, declarou.

“Colocamos na prisão aquele que poderia ser eleito diretamente no 1° turno, por corrupção, praticamente sem provas”, disse, em referência ao ex-presidente Lula. Para Salgado, Lula se tornou “praticamente um prisioneiro político”. Ele concedeu entrevistado para a apresentadora Lea Salamé, logo após a vitória de Bolsonaro nas urnas.

Para ele, houve corrupção nos governo do PT e que, para governar, “o partido comprou muito apoio político e isso se voltou contra as forças democráticas”.

Sebastião Salgado fugiu da ditadura militar nos anos 60 no Brasil para morar na França. Na entrevista ele falou sobre a vitória de Jair Bolsonaro e os fatores que levaram a extrema-direita ao poder no país.