José Cláudio Souza Alves, sociólogo, ex-pró-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e autor do livro “Dos Barões ao extermínio: a história da violência na Baixada Fluminense”, disse em entrevista à Agência Pública que milícias não devem ser consideradas um “poder paralelo”, pois elas são uma extensão do próprio Estado. Ou seja, já fazem parte do Estado.

José Cláudio Souza Alves (foto agência pública)

“Eu estou falando de um Estado que avança em operações ilegais e se torna mais poderoso do que ele é na esfera legal. Porque ele vai agora determinar sobre a sua vida de uma forma totalitária. E você não consegue se contrapor a ela.”

  Sem ter influência dentro da estrutura do poder público, as milícias não sobreviveriam. Não à toa, ao contrário do tráfico de drogas, as milícias conseguem eleger seus representantes, e ter membros trabalhando dentro de gabinetes de parlamentares é muito normal.

  “A grana da milícia vai financiar o poder de um político como Flávio Bolsonaro e o poder político de um Flávio Bolsonaro vai favorecer o ganho de dinheiro do miliciano. Isso roda em duas mãos. É determinante então que essa estrutura seja assim. Ela só se perpetua porque é assim”, disse.  

Segundo o especialista, as milícias diferenciam-se do tráfico porque atuam em outras atividades, geralmente comerciais. Pode ser organizando a segurança de uma comunidade, ou cobrando taxas de comerciantes paga garantir sua operação. Há ainda negócios imobiliários que têm por trás a ajuda de pessoas com cargos públicos, nem que seja na condição de informantes. Fora as execuções sumárias.

  A estrutura foi consolidada há décadas, a ponto de sair um chefão e outros 100 que estavam na fila se colocam de prontidão para assumir o comando, disse o professor, ao lembrar da ordem de prisão contra o ex-capitão do Bope Adriano Nóbrega, acusado de comandar o Escritório do Crime, um grupo de extermínio suspeito de ter executado Marielle Franco.

  Capitão Adriano tinha mãe e esposa contratadas há anos no gabinete de Flávio Bolsonaro. O miliciano é amigo de Fabrício Queiroz, motorista de Flávio. Para o professor, é assim que o miliciano vende influência no poder público.

    Ele minimizou, contudo, a crítica às populações que elegem políticos ligados a milicianos. Para Alves, essas pessoas vivem sob a violência do crime organizado em confronto com os aparatados do estado. Na prática, se veem sem opção e acabam sendo facilmente coagidas.

“Cinco décadas de grupo de extermínio resultaram em 70% de votação em Bolsonaro na Baixada. Três gestões do PT no governo federal, 14 anos no poder, não arranharam essa estrutura. Deram Bolsa Família, vários grupos políticos se vincularam ao PT e se beneficiaram, mas o PT não alterou em nada essa estrutura. O PT fez aliança eleitoral, buscou apoio desses grupos.” (De Mariana Simões, da Agência Pública via GGN)