No sábado (12), às 16h30, o público poderá assistir na Área de Convivência do Sesc Campinas ao show ‘Eu Gosta’, espetáculo musical concebido para um quarteto composto por guitarra/voz, saxofone, contrabaixo e percussão.

(Foto: Ana Geribello)

Liderado pelo Mestre de Cerimônia Rítmico Ding Dong, o espetáculo busca, através da interpretação livre e improvisada de um repertório que engloba MPB, Jazz e Pop, bem como com performance e intervenção e interação rítmica e poética, mover afetos e despertar paixões no público, conduzindo-os a um estado de ânimo virtuoso e elevado. A entrada é gratuita.

Na formação, Ding Dong, percussão; Alexis Bittencourt, guitarra; Ricardo Cury, contrabaixo e Vinícius Corilow, saxofone.

No domingo (13), o projeto Acorda Viola traz Rodrigo Zanc e Cláudio Lacerda – Tributo A Pena Branca e Xavantinho, às 10h, também na Área de Convivência com entrada gratuita. No repertório, canções que foram eternizadas por uma das duplas mais importantes do nosso universo caipira: Pena Branca e Xavantinho, que inovaram seu repertório invadindo fronteiras e gravando músicas de artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso.

Em suas carreiras, estiveram sempre muito bem acompanhados por artistas como Rolando Boldrin e Renato Teixeira. As paixões de Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc pelo retrato de um Brasil caipira são facilmente observadas em seus trabalhos anteriores. Eles, como Pena Branca e Xavantinho, através de interpretações autorais, abrem caminho para esta reconhecida mistura, apropriação de histórias, causos, sons, ritmos, melodias e culturas, uma das marcas da canção brasileira. De um lado a autoralidade de cada um dos músicos e intérpretes, de outro, os surgimentos dos novos sentidos em canções que foram imortalizadas pela dupla Pena Branca e Xavantinho, caipiras por natureza.

Nota: a última apresentação do cantor Pena Branca, foi realizada em 25 de janeiro de 2010 no Teatro do Sesc Pompéia em São Paulo. Tratava-se de uma roda de violas com três artistas: Pena Branca, Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc. Ao final do show, os três decidiram vender aquele formato para outras freguesias, mas Pena Branca veio à falecer dias depois, em 8 de fevereiro. Com três shows marcados, Cláudio e Rodrigo decidem reverter o formato inicialmente proposto para um Tributo à dupla Pena Branca e Xavantinho, que, desde então, continua unindo os dois cantadores em shows pelo Brasil. (Carta Campinas com informações de divulgação)