O Eclipse Lunar Total poderá ser visto no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini neste domingo, 20. Para a observação, a bilheteria do local estará aberta excepcionalmente das 21h às 24h, e não no período tradicional de atendimento, das 17h às 21h.
A mudança do horário é explicada pelo astrônomo Júlio Lobo: “Quem estiver nas dependências do Observatório poderá acompanhar o fenômeno em todas as suas fases. A fase parcial terá início à 1h33’54”; o início da totalidade às 2h42’17”; o meio da totalidade acontece às 3h12’16” e o final, às 4h50’39”. A atração será observada em todo o Brasil e nos demais países da América do Sul, América Central e América do Norte”.
Lobo lembra, ainda, que os visitantes poderão participar de um experimento observacional para estimar a cor do Eclipse. “Uma tabela será distribuída para esta medida a olho nu”, destaca o astrônomo. O Observatório irá dispor de dois telescópios para a observação da Lua Eclipsada.
Lobo aconselha que o público leve agasalho, já que a região é serrana e fria; cadeira de praia para ter mais comodidade na observação e um lanchinho, pois não há lanchonete no local.
Eclipse Lunar Total
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (Pico das Cabras, s/n. Joaquim Egídio).
Quando: domingo, 20 de janeiro, das 21h às 24h.
Ingressos: R$10,00 (inteira) / R$5,00 (estudante com carteira).As observações somente ocorrerão com condições climáticas favoráveis.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…