Nesta quinta-feira (24), às 20h30, acontece no Teatro do Sesc Campinas o show “Duofel – 40 anos”.  Neste show, o alagoano Fernando Melo e o paulista Luiz Bueno passeiam por seus grandes sucessos e relembram momentos importantes, desde a formação da dupla em 1978, revisitando as parcerias com nomes de destaque da música brasileira, até a cena atual de reconhecimento e celebração.

(Foto: Gal Oppido)

Sobre a dupla, são poucos os grupos musicais que conseguem se manter ativos durante 40 anos. Mais raros ainda são aqueles, como o Duofel, que construíram sólidas obras musicais, calcadas em gravações relevantes e projetos criativos. Desde 1978, quando decidiram formar esse duo de violões, os autodidatas Fernando Melo e Luiz Bueno jamais abriram mão de fazer música instrumental com personalidade própria. “Não temos preconceitos musicais. A gente gosta de experimentar todos os tipos de música”, observa o paulista Bueno, que conheceu o alagoano Melo em 1976, quando tocavam guitarra e baixo, respectivamente, na banda de rock progressivo Boissucanga. A seriedade da dupla já se mostrava em seu projeto inicial: para se aprofundarem nos meandros da rítmica brasileira, os dois viajaram meses pelo interior de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, pesquisando manifestações folclóricas e ritmos musicais, como o maracatu, o baião e a embolada. A maior conquista do Duofel durante essa trajetória de quatro décadas, na opinião de Bueno, foi se dar o direito de abordar qualquer gênero musical, sempre adotando uma linguagem própria. Não foi à toa que, para gravar “Duofel Plays The Beatles” (2009), o disco mais popular lançado até hoje pelo duo, ele e Melo esperaram mais de uma década até imprimir a assinatura musical da dupla nesse projeto de releituras de sucessos do quarteto britânico.

Os ingressos para o show estão à venda no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades a partir de R$ 5. (Carta Campinas com informações de divulgação)