“Quanto mais quente melhor”, de Billy Wilder 

Em fevereiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibe em sua programação de cinema seis clássicos da história do cinema. Entre os selecionados, há musical, comédia, melodrama e suspense.

Confira abaixo os dias, horários e sinopses dos filmes. A seleção é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Segunda, 4 de Fevereiro, 20h
O MÁGICO DE OZ
direção de Victor Fleming 
Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. EUA, 1939. Colorido, 112 min.

Quarta, 6 de Fevereiro, 20h
NINOTCHKA
direção de Ernst Lubitsch 
Nina “Ninotchka” Ivanovna (Greta Garbo), uma diplomata russa pragmática, é enviada a Paris em uma missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar. EUA, 1939. Preto e Branco, 110 min.

Segunda, 18 de Fevereiro, 19h30
TUDO O QUE O CÉU PERMITE
direção de Douglas Sirk 
Viúva atraente, Cary Scott, inicia relacionamento com um jardineiro bonitão, porém, bem mais jovem, Ron Kirby (Rock Hudson). Cary não se importa com o preconceito, embora seu novo parceiro, injustamente, seja visto como um interesseiro pelos amigos e familiares dela, especialmente por Ned, seu pedante irmão. EUA, 1956. Colorido, 89 min.

Quarta, 20 de Fevereiro, 19h30
INTRIGA INTERNACIONAL 
direção de Alfred Hitchcock 
Um caso de falsa identidade faz com que um espião estrangeiro persiga um homem inocente (Cary Grant) de Nova York até o Monte Rushmore. EUA, 1959. Colorido, 136 min.

Segunda, 25 de Fevereiro, 19h30
QUANTO MAIS QUENTE MELHOR 
direção de Billy Wilder 
Após testemunhar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu velho amigo Jerry improvisam um plano rápido para escaparem vivos de Chicago. Disfarçando-se como mulheres, eles se juntam a uma banda de jazz onde todos os membros são do sexo feminino (entre elas, Marilyn Monroe) e pegam um trem com destino à ensolarada Flórida. EUA, 1959. Preto e Branco, 132 min.

Quarta, 27 de Fevereiro, 19h30
ATIREM NO PIANISTA
direção de François Truffaut 
Charlie Kohler (Charles Aznavour), o pianista do bistrô de Plyne, é triste, distraído, discreto. A garçonete, Léna, está apaixonada por Charlie. Ela sabe que seu nome verdadeiro é Edouard Saroyan, e que ele foi um grande pianista. França, 1960. Preto e Branco, 92 min.

(Carta Campinas com informações de divulgação)