( foto josé cruz – agência brasil)

.Por Susiana Drapeau.

O Brasil começou a soterrar seus trabalhadores com a Reforma Trabalhista que provocou mais de 100 mudanças que só trouxeram perdas para a população, desde a permissão de trabalho insalubre para mulheres grávidas, passando pela retirada de recursos financeiros dos sindicatos, até o trabalho intermitente sem uma regulação rigorosa.

Há um movimento organizado para soterrar as pessoas que vivem da força de seus próprios corpos. Para aprovar a reforma trabalhista foi preciso burlar a Constituição e promover um impeachment sem crime de responsabilidade respaldado pelo Supremo Tribumal Federal.

Outra medida importante para soterrar os trabalhadores foi a condenação sem provas de seu principal líder, o ex-presidente Lula. Para jogar mais lama sobre os trabalhadores, Lula foi preso e impedido de atuar políticamente, foi calado e impedido até de dar entrevistas. Como disse Romero Jucá, com Supremo, com lama, com tudo.

Críticos dos direitos trabalhistas e defensores dos grandes empresários, a chapa Mourão e Bolsonaro venceu as eleições com a lama das mamadeiras do Whatsapp.

O soterramento de 300 trabalhadores da mineiradora Vale do Rio Doce com o rompimento da barragem em Brumadinho é a materialização de todo um movimento ideolócio que começou a acontecer após as eleições de 2014.

O pior é que está longe do fim, a Reforma da Previdência promete jogar mais lama sobre os corpos de milhões de trabalhadores, que no futuro não terão renda suficiente para sobreviver na velhice.