Porque Bolsonaro pode deixar um legado bom para a democracia

.Por Renan Brandão.

Pode parecer confuso que a esta medida do campeonato publicarmos um artigo com este título, ao nosso ver ele é ainda um candidato despreparado e uma ameaça democrática, mas ainda assim ele é fruto direto do processo democrático

(foto roque de sá – ag senado)

Não é difícil perceber que faz tempo que o cidadão não se sente representado na política e por mais que ele vista uma camiseta, seja ela vermelha ou verde e amarela, ele também não se interessa verdadeiramente por política.

Nossas eleições tem elegido ex-BBB’s, palhaço, cantores, jogadores de futebol, apresentadores de TV e mais recentemente até mesmo ator pornô. Óbvio que quem elege estas pessoas não pensa no “notório saber jurídico” delas, ou sequer acredita que estes vão fazer leis que irão salvar nosso país.

As pessoas simplesmente não se importam mais.

É uma democracia que foi conquistada com suor e muito sangue, e que tem corpos enterrados em vala comum em sua base. Não deveria ser uma brincadeira.

Eu também estou cansado do PT e não acredito mais nele, e quanto mais estudo sobre o partido mais eu vejo que ele se afasta do que nasceu para ser em sua fundação, mas ainda assim existiam planos de governo concisos o que sinceramente não consigo ver o mesmo com o presidente eleito Jair Bolsonaro.

A questão é que nossa democracia se tornou um processo cómico-trágico, erguido em cima de boatos de mamadeiras em formato de pênis, de ameaças comunistas mesmo 30 anos após a derrocada da ideologia de guerra fria, de uma descrença gigantesca sobre os fatos levantados pelos noticiários sólidos e uma fé cega em blogs e youtubers que muitas vezes sequer demonstram a fonte de suas convicções. Ainda que não fosse o Bolsonaro outra pessoa representaria o mesmo que ele representa.

Nesse cenário, o caminho mais rápido para que talvez possamos levar a sério o processo eleitoral de novo é infelizmente o tiro no pé que vamos dar. Perda de direitos trabalhistas, agravamento nos problemas de segurança pública, o agravamento de problemas econômicos como um país explorado vendendo tudo que tem de riqueza.

Eu sei, vai ser caro…

Mas depois disso tudo talvez a reflexão sobre a seriedade do processo democrático nos faça ser mais conscientes sobre o quão arriscado é pautar entendimento político em memes e danças coreografadas.

Mas é claro que isso tudo só poderá acontecer se ainda houver democracia.