Abayomy Afrobeat Orquestra revisita seus dez anos de carreira no show ‘Afrobeat, Afrontas e Lacrações’

No próximo sábado (2/2), às 16h30, Abayomy Afrobeat Orquestra traz para o Jardim do Galpão do Sesc Campinas músicas dos últimos 10 anos de carreira em apresentação única e gratuita com o show “Afrobeat, Afrontas e Lacrações”.

(Foto: Joao Salomao)

Além de faixas dos álbuns Abayomy e Abra sua Cabeça, o setlist conta com releituras representativas para a banda, como Meus Filhos, Meu Tesouro (Jorge Ben), Baba Alapalá (Gilberto Gil) e canções da Orquestra Afro-Brasileira. Os músicos prometem também apresentar uma faixa inédita, parte do trabalho que será lançado ainda em 2019.

Neste novo ciclo, a sonoridade da Abayomy se volta ainda mais para a música brasileira, explorando ritmos do Norte e Nordeste do país. Expande as experimentações dentro da música africana e aprofunda a crítica social sem perder a verve dançante e divertida, que são características importantes do som da banda. “Temos que nos divertir e entreter. Acho que de alguma forma nos dedicar a isso vai ser a melhor resposta contra aqueles que nos entristecem. Estamos buscando explorar melhor a poesia dentro da mensagem e musicalmente queremos dar um passo adiante sempre. Já temos alguns esboços de músicas e temas já bem encaminhados e esperamos em breve mostrar algumas delas para o público”, comenta o vocalista e guitarrista Gustavo Benjão. 

A Abayomy nasceu no Rio de Janeiro como um tributo ao criador do afrobeat, o nigeriano Fela Kuti. Alguns dos 13 músicos já se conheciam, outros se conheceram nos ensaios no Cosme Velho. O que nenhum deles podia prever naquela época é que o show no primeiro Fela Day realizado no Brasil, em 2009, seria um sucesso e despertaria em todos uma vontade irresistível de levar o projeto a outro patamar. Então surge o nome Abayomy, uma celebração às raízes africanas e à convergência de energias e objetivos de seus integrantes: O significado em Iorubá é (entre outras coisas) “encontro feliz”. Com a banda batizada, o caminho natural foi buscar identidade própria, deixando que outras referências surgissem sem amarras, porém preservando a essência estética que os uniu. Assim, o primeiro álbum lançado, Abayomy (2012), é um disco de afrobeat brasileiro, com acento próprio, e com produção de André Abujamra. 

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA – AFROBEAT, AFRONTAS E LACRAÇÕES
A Abayomy é a primeira orquestra de afrobeat do Brasil. Neste show revisita seus dez anos de carreira com composições dos álbuns Abyomy e Abra sua Cabeça, além de interpretações de Jorge Ben, Gilberto Gil, Orquestra Afro-Brasileira e obras inéditas.
Dia 2, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Livre.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress