Na emblemática e premiada montagem Aldeotas, o ator e dramaturgo Gero Camilo evidencia o amor proibido de dois amigos de infância ao sabor da intolerância dos moradores de Coti das Fuças, localizada no coração do sertão nordestino. Dessa vez, em A Procissão, a terra seca e desigual é a mesma, mas a temática abordada pelo texto poético e bem-humorado do artista apresenta aos olhos da plateia a busca de um sertanejo pela sobrevivência e pelo resgate da fé. O espetáculo será encenado nesta quarta-feira (12), às 20h, no Espaço Arena do Sesc Campinas. A entrada é gratuita (retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes da apresentação).

(Foto: Marina Casagrande)

Com direção, texto e interpretação de Gero Camilo, A Procissão convida à cena teatral mais dois integrantes: os músicos Eugênio La Salvia e Tatá Fernandes. Sobre esse feliz encontro com os instrumentistas, o protagonista comenta: “Criamos essa trupe maravilhosa para formar apenas um dos braços desse grande rio em movimento. Que desses olhos d’água venham sempre novos fluxos que potencializem e oxigenem nossas cabeças e nossos corações com arte e ideia”.

A Procissão marca a estreia de Gero Camilo como um bem-sucedido dramaturgo. Trata-se do primeiro texto teatral concebido pelo artista, antes de chegar a São Paulo para estudar teatro, quando ainda morava no Ceará. Para o dramaturgo, A Procissão é uma peça que fala sobre passagem, circuito e trânsito. Tudo isso, é claro, sob a ótica de um sertanejo batizado singelamente de Zé.

“Zé fala com o público como se eles fossem os personagens reais daquela procissão que parou para descansar naquele lugar para depois seguir viagem rumo a tal Terra Prometida. É sobre essa ação dramática que se passa a obra. Misturando reflexão, realidade e ficção ao dar máscara a pessoas comuns da cidade e dialogar com elas a partir de uma perspectiva mística, mítica e filosófica, ou seja, criando um circuito de ideias, uma ágora”, resume Gero Camilo.

A história

A Procissão mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Num cenário simples, composto de velas, cruzes e lampiões, a peça caracteriza-se pela poesia e pelo humor (marcas importantes na escrita do dramaturgo), que são embalados ao som da viola cortante e da percussão marcada, típicas das andanças desses sertões.

Zé, interpretado por Gero Camilo, encara a plateia olho no olho e a convida a caminhar com ele por meio de um mundo árido, porém cheio de surpresas. “A Procissão resgata um teatro em que o ator é a peça essencial, revelado na simplicidade cênica e na eloquência dos contadores de história, que fazem de Zé, um catalisador de nossas buscas”, finaliza o ator.

A poesia (trecho da peça)

“… um dia Tonho juntou todo mundo no terreiro e disse que tinha tido um sonho. E que nesse sonho tinha aparecido um anjo. E que esse anjo tinha dito pra Tonho, sem tirar nem pôr, de vera de jura de dedo de três vez em cruz! disse o anjo:

         Tonho, deixe teu povo e vá em busca da terra prometida. Aquela que jorra leite e mel. Onde não se morre de fome, de sede, muito menos haverá de se morrer de bala! Vá, pra depois voltar e a teu povo ensinar. Tonho esperou as criança dormir, os ancião descansar, e pegou a estrada…”

Em caso de necessidade operacional ou razão de força maior, horários, datas, locais, entre outros, poderão ser alterados ou cancelados. (Carta Campinas com informações de divulgação)

A Procissão, com Gero Camilo
Quando: Quarta-feira (12/12), às 20h
Onde: Espaço Arena do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas)
Quanto: Grátis (retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da apresentação).
Classificação: Livre
Informações: Central de Atendimento – (19) 3737-1500