A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza um concerto gratuito em homenagem ao Mês da Consciência Negra no próximo dia 23 de novembro, sexta-feira, às 19h30, na Estação Cultura em Campinas. O regente é o maestro Victor Hugo Toro que escolheu cinco sequências especiais de composições e obras de compositores negros que contam histórias de negros. O concerto terá a presença dos solistas Erika Muniz (soprano, Brasil) e Saulo Javán (barítono, Brasil).

(Foto: Carlos Bassan)

O programa tem início com a “Abertura Zemira”, de José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro nascido em 22 de setembro de 1767, filho de pais alforriados que, desde cedo, enfrentou as contradições de uma ascendência negra em período escravocrata.

Em seguida, a “Sinfonía op. 11 nº 2”, do compositor Joseph Bologne, Chevalier de Saint Georges. Hoje Saint-Georges é conhecido popularmente por “Mozart Negro”, um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana.

Depois, é a vez do compositor Antonio Carlos Gomes, com uma das obras mais importantes do cenário operístico brasileiro e mundial, “Lo Schiavo”. Carlos Gomes nasceu em Campinas, então Vila de São Carlos.

O programa prestigia também o compositor negro norte americano Scott Joplin com sua obra prima “3 original Rags”. Joplin é considerado “O Rei do Ragtime”. “Original Rags” é um medley de ragtime para piano. Foi o primeiro dos rags de Scott Joplin a aparecer impresso, no início de 1899. O ragtime, juntamente com o blues, foi uma das principais influências para o nascimento do jazz.

O concerto termina com a música do único compositor branco do programa, George Gershwin, com “Porgy and Bess” que retrata o amor de Porgy, um mendigo, pela bela e viciada Bess, como também o cotidiano no bairro negro de Charleston, Carolina do Sul, na década de 1920. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Concerto especial – Mês da Consciência Negra
Dia 23/11/2018
Horário: 19h30
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas
Telefone (19) 3705-8000
Ingressos: Gratuitos