A peça “Entrecães”, da Cia Cor de Teatro, terá nova apresentação na cidade de Campinas no próximo domingo, 18 de novembro, às 17h, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI).

(Foto: Adriane Felipe)

Baseada na história real de Ivan Mishukov, a peça faz parte do III Festival Teatral Histórias para Contar e narra a trajetória do garoto russo que, motivado pela indiferença da mãe e pela agressividade do padrasto, viveu sozinho nas ruas de Moscou entre os quatro e os seis anos de idade.

Com a companhia de uma matilha de cães, Ivan sobreviveu a todas as intempéries até ser acolhido em um orfanato. Lá, foi submetido a um processo de reintegração à sociedade por apresentar comportamentos similares aos de um cão, além de dificuldades de comunicação. Sua história inspirou diversas obras na literatura, no rádio e no teatro, entre elas “Dog Boy”, de Eva Hornung e “Ivan and the dogs”, de Hattie Naylor.

A narrativa rememora a Rússia da década de 1990, devastada pela miséria durante o colapso econômico do socialismo. Na época, diversas famílias tomaram medidas extremas para reter gastos como o abandono de animais de estimação e crianças. A montagem tem direção de Alexandre Castelli, responsável cênico pelos espetáculos do Instituto Ser, de Campinas. A cenografia é de autoria de Jésus Sêda, criador de bonecos do programa Castelo Rá-Tim-Bum. No elenco estão os atores Ricardo Adorno, no papel de Ivan, Michel Bueno de Moraes que interpreta o psicanalista Lyov avaliando os relatos do menino e Renata Marraschi que dá vida à personagem Erina, assistente social que adota Ivan.

Fundada em janeiro de 2013, na cidade de Campinas/SP, a Cia Cor de Teatro realizou apresentações em parceria com o Instituto Rubem Alves baseadas no conto “A menina e o pássaro encantado” (Melhor espetáculo infantil para espaços alternativos no Festival NaLona de teatro – 2016). Produziu as contações de histórias: “O Flautista Mágico”, “De que cor são minhas asas?” (PROAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e “Pra ser amigo meu”, (Edital cultural – Unicamp). Atualmente apresenta o espetáculo “Entrecães”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Entrecães
Quando: 18 de novembro de 2018 (domingo às 17h) – Retirada de senha com 1 hora de antecedência
Onde: Associação Campineira de Imprensa (ACI) – Rua Barreto Leme, 1479 – Centro, Campinas/SP – Ao lado da Prefeitura Municipal
Quanto: Entrada gratuita com contribuição voluntária após a apresentação
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações no evento
Link direto para evento: https://www.facebook.com/events/1128161617360507/