O artista plástico Neneco Martins realiza a exposição “Negrocidades” no próximo dia 15 de novembro na Estação Cultura, dentro da programação da 11ª Semana da Consciência Negra. Esculturas de mulheres e homens africanos, estamparias tradicionais aplicadas sobre objetos e carrancas integram a exposição que pode ser visitada a partir das 12h.

(Foto: Divulgação)

Parte das obras foi especialmente produzida para a programação. Neneco apresenta também peças das coleções que o artista mantém em exposição permanente em seu ateliê localizado na Rua João Vedovello, 175 – no Jardim Santa Cândida, em Campinas.

As obras de Neneco Martins são todas confeccionadas com materiais reciclados. Caixas de papelão, galões de água, galões de produtos de limpeza, garrafas pet transformam-se em obras de cores vibrantes ao passarem pelas mãos do artista.

Neneco trabalhou muitos anos no teatro paulistano com diretores e atores importantes como Sérgio Mamberti, Antunes Filho, Zé Celso, Antonio Abujamra, Juca Oliveira, Márcio Aurélio, Ismael Ivo, Naum Alves de Souza, Carlos Moreno, Edson Celulari, entre outros. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, tendo atuado em projetos artísticos nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Itália.

Uma das Principais referências no Brasil na arte de transformar materiais descartados em obras artísticas muito bem-humoradas, Neneco propõe ao público que passar pela Estação Cultura possibilidade de conhecer parte do acervo que hoje se encontra em seu ateliê, que é também sua casa e foi totalmente ocupada com arte confeccionada a partir de sucatas. Neneco transforma bandejinhas e geladeiras de isopor, garrafas pets, bonecas velhas, pranchas de surf quebradas, galões de água, antenas de televisão, entre outros materiais em uma variedade enorme de peças e técnicas, que vão de esculturas a máscaras em papel marche a quadros e painéis, sempre com cores fortes e carregadas de expressividade.

A exposição de Neneco Martins faz parte da “Tenda Cultural” que apresenta uma agenda recheada de atrações organizadas pelo Mestre Marcão Acada Campinas Capoeira. O público poderá acompanhar roda dos amigos da capoeira, projeto Corpo Fala Dança Afro e Expressões, com coletivos de Santa Bárbara d’Oeste, Grupos Carlos Kiss Dança Contemporânea Negra, Participação Grupo Moabe Tobo, Ballet Percussão e Dança Africana Pesada, equipe Rasteirinha Samba Rock, DJs Jorginho Raridades e Quilôa e grupo Samba Lá em Casa, show musical “Cultura de Existência”, com Diogo Nazareth além de feira de artesanato e comidas típicas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Negrocidades” – obras de Neneco Martins
15/11 às 12h na Estação Cultura (Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP).
Entrada gratuita