No sábado (1º/12), às 16h30, o Grupo Chasky apresenta o show “Tempos reencontrados” às 16h30 no Jardim do Galpão do Sesc Campinas com a proposta de divulgar a rica cultura latino-americana.

(Foto: Alik Wunder)

O repertório do show traz aos palcos canções e ritmos do folclore andino e brasileiro, proporcionando uma viagem musical que passa por diferentes regiões da América Latina. Ritmos do altiplano, tais como os carnavalitos, huainos, bailecitos, cachimbos, cuecas, sayas e chacarera, dialogam com ritmos brasileiros, entre eles o baião, o boi e a música das bandas de pífanos do nordeste, traçando um elo entre o Equador, a Bolívia, o Peru, o Chile, o México, a Argentina e o Brasil.

“Chaskys eram os mensageiros responsáveis pela comunicação do Império Inca. Corredores velozes, percorriam longas distâncias por todo o altiplano. Os quipus – forma de comunicação por laços e nós – eram levados por uma corrente de mensageiros por regiões do Peru, da Bolívia, do Equador e da Colômbia. A apresentação valoriza a cultura latino-americana por meio dos ritmos festivos, solenes e contemplativos. Do Brasil, o destaque do repertório é Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira”, destaca o músico João Arruda.

Com artistas de diferentes nacionalidades, a banda é formada por Ricardo Julio Manzur (Argentina), na percussão e voz; Pacian Montano (Bolívia), no charango, na harpa e voz; Marcelo Chacur (Brasil), nos sopros e voz; Tilsa Isadora (Peru), nos sopros, no charango e voz e João Arruda (Brasil), no violão, no charango, na percussão e voz.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)