Duas gerações de bailaoras se encontram no palco do Teatro Iguatemi no dia 22 de novembro, quinta-feira, e conduzem o espetáculo Federico, que destaca a contribuição do poeta Federico García Lorca para a cultura espanhola. Lu Garcia, do Centro de Arte Flamenca (CAF), e Mari Abreu, do Soniquete Estúdio de Artes – professora e aluna do curso de flamenco na década de 1990 –, somam seus conhecimentos nesta apresentação de final de ano de suas respectivas escolas.

(Foto: Divulgação)

Não é de hoje que os poemas de Lorca servem de inspiração para os flamencos. O CAF mesmo, com o espetáculo La Leyenda Del Tiempo, em 2003, já fundamentou o enredo nas obras do artista. E neste ano em que as escolas se juntam para a principal apresentação envolvendo os alunos, o tema é recorrente.

De acordo com Mari Abreu, a poética de seus textos sobressai como o amálgama perfeito entre as duas escolas. “Não exibiremos uma biografia em ordem cronológica, mas sim, cenas darão corpo à sua poesia. Ora ela aparece falada, ora as canções flamencas trazem as poesias na letra”, explica Mari.

Aproximadamente 60 artistas estão envolvidos no espetáculo, entre professores, coreógrafos, músicos e alunos. Lu Garcia e Mari Abreu, que também atuam na direção geral, estão acompanhadas no palco dos professores e coreógrafos Ana Cristina Marzagão, Carlinhos Rowlands e Sara Lima, além dos músicos Diego Zarcón (cantaor), Helena de Los Andes (cantaora) e Micael Pancrácio (guitarrista).

O Federico será o 23º espetáculo com alunos do Centro de Arte Flamenca e o 15º do Soniquete Estúdio de Artes. Lu Garcia foi professora de flamenco de Mari Abreu em 1995, quando a aluna era adolescente e iniciava na arte espanhola. Ao longo de 2018, as duas amigas organizaram outros eventos juntas. A dobradinha foi bem sucedida e a parceria incide também na principal apresentação do ano.

“Conheço a Mari desde pequena, muito antes do flamenco. Tê-la como aluna e acompanhar o seu desenvolvimento pessoal e profissional me enche de orgulho”, frisa Lu Garcia. “Compartilhar o palco com quem nutriu as bases do meu trabalho é uma honra. Significa que ela o fez com amor, dedicação e êxito. Lu Garcia é um parâmetro que demonstra que trilhei um caminho sólido a partir destas raízes”, elogia Mari Abreu. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Federico
Espetáculo do Centro de Arte Flamenca e do Soniquete Estúdio de Artes
Data: 22 de novembro, às 20h
Local: Teatro Iguatemi, no 3º Iguatemi Shopping
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada e inteira antecipada, que podem ser adquiridos nas duas escolas
Informações: (19) 3243-6019/ 99774-5900 (Centro de Arte Flamenca) e 3325-3310/ (19) 99785-7012 (Estúdio Soniquete)