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‘Dança se Move Ocupa’ traz intensa programação com apresentações, debates, oficinas e sessão de cinema

Estudo para Epifania Dual, Cena Contemporânea

Em São Paulo – Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo.

Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apresentações, oficinas, cursos, debates, lançamento de livros, sessão de cinema e, principalmente, para reunir e trocar entre si e com o público experiências para o fortalecimento da arte e da cultura como produtoras de universo simbólico que possibilite existências mais singulares, fluidas e diversas.

No domingo, dia 11/11, às 16h, inaugura o evento o “Ato-Fórum contra a Precarização da Arte e da Cultura”, que traz como convidado central para a discussão o psicanalista, psicólogo, professor e escritor Christian Dunker, notabilizado pela renovação do pensamento de Jacques Lacan, a partir das idéias da filosofia social crítica, da antropologia pós estruturalista e das ciências da linguagem.

A partir de 17/11, com “Ato Infinito”, o mais recente trabalho da iNSAiO Cia de Arte, que fala sobre aglutinação e resistência, e “Dança para Camille”, dueto da Cia Fragmento de Dança, inspirado na vida e obra da escultora francesa Camille Claudel, têm início as apresentações coreográficas, sempre seguidas de debate com um artista mediador, que prosseguem com mais 24 trabalhos até o encerramento do evento, geralmente apresentados às sextas, sábados e domingos. Entre as criações estão “situação 3# posição amorosa”, dueto em que Wellington Duarte e Daniel Fagundes dialogam com a obra homoerótica de Hudinilson Jr para construir situações coreográficas em suas potências políticas; “Eu Elas”, de Juliana Moraes, que faz uso de gestos e posturas socialmente aceitos como femininos para desconstruir e questionar esses comportamentos aprendidos; “Canto dos Malditos”, solo de Marcos Abranches que exacerba no corpo a solidão, o fracasso e a desesperança frente às atrocidades da vida; e Vera Sala, com “Pequenos Estudos para Não Morrer”, onde recolhe, nos destroços do corpo, potências para reinventar o que o tempo fez esquecer.

No último dia (16/12), três criações encerram a programação: “Solos de Rua“, um jogo coreográfico do …Avoa! Núcleo Artístico, inspirado no texto manifesto “As Embalagens”, do artista polonês Tadeusz Kantor; “Estado de Coisas: Flutuante”, trabalho do núcleo Menos 1 Invisível, que experimenta os sentimentos de exclusão e precariedade como força para significar e compor; e “Selfie é Autoretrato?”, de Beto Amorim, que contrapõe inquietações do poeta português Fernando Pessoa sobre a tomada de consciência do processo de individuação com representações de si geradas pelo hábito atual de se auto fotografar com aparelhos celulares.

Nas noites de sextas-feiras, a programação reserva espaço para conversas, debates e seminários: dia 16/11, o tema foca nos “Movimentos civis organizados – participação da sociedade na criação de políticas públicas – cooperativismo/sindicalismo”, tendo à frente das discussões Sandro Borelli, presidente da Cooperativa de Dança, Rudifran Pompeu, da Cooperativa de Teatro, Dorberto Carvalho e Maria Pia Finocchio, presidentes dos Sindicatos representativos do teatro (SATED) e da dança (SindDança), respectivamente. “Lógica de Choque: Dança e Mercado” é o seminário do dia 23, com mesa formada por Helena Bastos, Helena Katz e Vera Sala. Dia 30, o debate sobre “Dança na Universidade”, organizado por Zélia Monteiro, Angela Nolf e Rafael Petri, começa após a apresentação do grupo T.16 Dança das Artes do Corpo. A conversa do dia 7/12, ”O artista negro na dança contemporânea”, será conduzida por Everton Ferreira, Erika Moura, Erica Azeviche, Ricardo Januário, Mainá Santana e Wellington Duarte por meio de vivência inspirada na prática da Constelação Familiar, que se baseia na tradição Zulu e outras primogênitas, de respeito e reverência à ancestralidade. Com a participação de Solange Borelli e Marcelo Dino Fraccaro, o último debate, “Dança na América Latina e as Redes de Reciprocidades”, reflete sobre os modos de organização e produção de coletivos e artistas da dança que integram os países da América Latina.

Sete oficinas práticas de dança, com foco em dramaturgia, improvisação, criação, consciência corporal e abordagens de educação somática, uma teórica sobre o funcionamento e elaboração do orçamento municipal da cidade de São Paulo, e uma JAM de Contato Improvisação também acontecem em dias e horários variados, para ampliar a possibilidade de participação. ‘O Dança se Move Ocupa’ também fará uma sessão de exibição do filme “Outono 2”, concebido por Beth Bastos e o artista visual Sandro Miano, que propõe uma reflexão entre a pausa na dança e a pausa na fotografia, enfatizando a permanência da imagem, seguida pela performance “Observatório”, que convida o público a captar imagens, com celulares, câmeras, desenhos e participar da construção da composição em tempo real, na área externa da Funarte.

Realizada num momento importante vivido pela Arte e a Cultura no país, como forma de resistência, coesão, pulsação de vários corpos e vozes, o “Dança se move Ocupa” reafirma a relação de parceria histórica da Funarte com os movimentos artísticos ao longo de sua existência.

As atividades têm preço simbólico de 5 e 10 reais (espetáculos e oficinas; debates, gratuitos).

Abaixo a programação completa, também disponível no site e na página do evento.

Dança se Move Ocupa – seis debates e palestras; 26 espetáculos, performances e intervenções urbanas; nove oficinas; uma Jam, lançamento de livros e exibição de filme
De 11/11 a 16/12
Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo – Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: contribuição simbólica de R$ 10,00 (R$ 5,00 – meia), para espetáculos e oficinas

Programação

Abertura

11/11 (domingo), 16h –– “AtoFórum contra a Precarização da Arte e da Cultura”, com Christian Dunker,

Trabalhos coreográficos

17/11 (sábado), 19h – Apresentações: “Ato Infinito” | InSaio Cia. de Arte, e “Dança para Camille” | Cia. Fragmento de Dança – mediação: Welligton Duarte

18/11 (domingo), 18h – Apresentações: “Situação 3# Posição Amorosa” | Núcleo Entretanto e “Relation X’ | Núcleo Improvisação em Contato – Mediação: Zé Maria Carvalho

23/11 (sexta), 19h – Apresentação “Vol. 0” | Renato Vasconcelos

24/11 (sábado), 19h – Apresentações “Eu Elas” | Juliana Moraes e “Estudo para Epifania” | Dual Cena Contemporânea – Mediação: Helena Bastos

25/11 (domingo), 18h – Apresentações “Oxalá tem as chaves de todas as portas diante de mim…”| Zé Maria Carvalho e Vitor Trindade e “Canto Dos Malditos” | Marcos Abranches – Mediação: Juliana Moraes

30/11(sexta), 19h – Apresentações “Farofa.Trá!” |Grupo T.16 Dança das Artes do Corpo e “Experimentopó#1”| Mumbra Corpomóvel

1/12 (sábado), 19h – Apresentações “Ensaio sobre a Neve Marinha” | Marcus Moreno e “Enquanto houver Corpo” | Núcleo Pedro Costa Cia. de Dança – Mediação: Ricardo Neves

2/12 (domingo), 18h – Apresentações “Pequenas Estudos Para Não Morrer” | Vera Sala e “Bestiário” | Luciana Hoppe – Mediação: Cleia Plácido

7/12 (sexta), 19h – Performance “Estudo para peça de Dança” | de Eliana de Santana

8/12 (sábado), 18h30 – Apresentações “Fresta” | Isadora Massoni e “Terra de Ninguém” | Núcleo Kasa – Mediação: Tatiana Melitello

9/12 (domingo), 17h – Performance “Observatório” | núcleo pausa, sob direção de Beth Bastos + Apresentações “Frestas. Horizontes.” | Rubia Braga e “Para ser ver o que é possível” | Leticia Sekito – Mediação: Angela Nolf

14/12 (sexta), 19h – Apresentação “Juanita, o caminho invisível” | Juanita

15/12 (sábado), 19h – Apresentações “Desassossego” | Marcelo Pessoa e “Corpo Crustáceo” | Michele Carolina – Mediação: Vera Sala

16/12 (domingo), 18h – Apresentações “Solos de Rua” | …Avoa! Núcleo Artístico; “Estado de Coisas: Flutuante” | núcleo menos 1 invisível e “Selfie é Autoretrato?” | Beto Amorim – Mediação Leticia Sekito

Seminários / Debates:

11/11 (domingo), 16h – Abertura – “AtoFórum contra a Precarização da Arte e da Cultura”, com Christian Dunker,

16/11 (sexta), 19h – Lançamento de Publicação “Taanteatro: Forças & Formas” + Debate: “Movimentos civis organizados – participação da sociedade na criação de políticas públicas – cooperativismo/sindicalismo” – Sandro Borelli (Cooperativa Paulista de Dança), Rudifran Pompeu (Cooperativa Paulista de Teatro), Dorberto Carvalho (SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) e Maria Pia Finocchio (SindDança – Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

23/11 (sexta), 19h – Seminário “Lógica de Choque: Dança e Mercado” – Helena Bastos, Helena Katz e Vera Sala

30/11(sexta), 19h – Debate “Dança na Universidade” – Zélia Monteiro, AngelaNolf, Rafael Petri

7/12 (sexta), 19h – Debate “O artista negro na dança contemporânea” – Everton Ferreira, Erika Moura, Erica Azeviche, Ricardo Januário, Mainá Santana, Wellington Duarte

14/12 (sexta), 19h – Debate “A Dança na América Latina e as Redes de Reciprocidades” – Solange Borelli e Marcelo Dino Fraccaro

Oficinas e JAM

21/11 (quarta), 14h às 17h – Oficina “Dramaturgia Corporificada” – Luciana Hoppe

22/11 (quinta), 18h às 22h – Oficina “Estratégias de Participação Social no Orçamento Municipal de São Paulo” – José Renato F. de Almeida

27/11 (terça), 14h as 17h – Oficina de “Improvisação” –Zélia Monteiro e Hernandes de Oliveira

28/11 (quarta), 18h às 21h – Oficina “Movimento: encontro e criação” – Marcus Moreno

29/11 (quinta), 10h às 13h – Oficina “Como estar em estado de dança, juntos?” – Leticia Sekito/ Companhia Flutuante

29/11 (quinta), 14h as 17h – Oficina “Dance Yoga Action” – Núcleo Kasa

5/12 (quarta), 18h às 20h – Oficina “A dança dos Diafragmas do corpo” – Cléia Plácido

6/12 (quinta), 18h as 20h – JAM de “Contato Improvisação” – Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros convidando Cléia Plácido.

11/12 (terça), 19h às 22h – Oficina “Sobre Klaus Vianna” – Beth Bastos e Zélia Monteiro

13/12 (quinta), 14h as 17h – Oficina “Dance Yoga Action” – Núcleo Kasa

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Dança se Move Ocupa – Programação Completa

De 11/11 a 16/12

Abertura

11/11 (domingo), 16h – Debate

AtoFórum Contra a Precarização da Arte e da Cultura

Convidado: Christian Dunker

Psicanalista, psicólogo, professor e escritor, Christian Dunker notabilizou-se pela renovação do pensamento de Jacques Lacan, a partir das idéias da filosofia social crítica, da antropologia pós estruturalista e das ciências da linguagem.

16/11 (sexta), 19h – Lançamento de Publicação + Debate

Movimentos civis organizados – participação da sociedade na criação de políticas públicas – cooperativismo/sindicalismo

Debatedores: Sandro Borelli (Cooperativa Paulista de Dança), Rudifran Pompeu (Cooperativa Paulista de Teatro), Dorberto Carvalho (SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) e Maria Pia Finocchio (SindDança – Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

O encontro propõe discutir o que move os artistas a se agregarem para fortalecerem estratégias de sobrevivência e como organizações coletivas coexistem confluindo numa mesma direção.

“Taanteatro: forças & formas”

Lançamento do livro, que traz abordagens práticas e teóricas da dinâmica Taanteatro – uma investigação da linguagem performática a partir de duas noções: princípio tensão e corpo expandido.

Edição: Wolfgang Pannek | Textos: Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek

17/11 (sábado), 19h – Apresentações – Mediação: Welligton Duarte

Ato Infinito | InSaio Cia. de Arte

“Ato Infinito” traz, num espaço em colapso, corpos que se negam a sucumbir após o desmoronamento e descobrem na aglutinação uma possibilidade para resistir e existir até a exaustão.

Concepção e direção: Claudia Palma | Intérpretes criadores: Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Matheus, Natália Franciscone | Trilha sonora: Guilherme Marques | Desenho de luz: Hernandes de Oliveira | Ambientação cenográfica: Suiá Ferlauto | Figurinos: Rogério Romualdo | Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba |Fotografias: Claudio Higa | Registro em vídeo: Osmar Zampieri | Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção Cultural | Assistência de produção: Cristina Ávila

Classificação etária: 14 anos | Duração: 35 minutos

Dança para Camille | Cia. Fragmento de Dança

Criação de Vanessa Macedo inspirada na vida e obra da escultura francesa Camille Claude “Dança para Camille” traz dois corpos sós acompanhados de seus duplos – frente e verso, luz e sombra e tudo o que está no espaço ‘entre’.

Coreografia e direção: Vanessa Macedo | Com Maitê Molnar e Vanessa Macedo | Trilha Sonora: Gustavo Domingues | Luz: Sandro Borelli |Fotos: Flaviana Benjamin

Classificação etária: 14 anos | Duração: 25’

18/11 (domingo), 18h – Apresentações – Mediação: Zé Maria Carvalho

Situação 3# Posição Amorosa | Núcleo Entretanto

Em situação 3# posição amorosa, Wellington Duarte e Daniel Fagundes dialogam com a obra homoerótica de Hudinilson Jr e buscam instaurar um caráter insurgente no corpo, a fim de construir situações coreográficas em suas potências políticas.

Direção Geral: Wellington Duarte | Os Que Dançam: Daniel Fagundes e Wellington Duarte | Música: Daniel Fagundes | Fotos: Fellipe Oliveira | Produção: Jota Rafaelli – MoviCena Produções | Assistente de Direção: Rafael Costa

Classificação etária: acima de 16 anos | Duração: 30 minutos |

Relation X | Núcleo Improvisação em Contato

“Relation X” explora, por meio do Contato Improvisação, os limites físicos de situações de conflito a que estão sujeitas todas as relações, passando por um largo espectro de emoções, que vão do amor ao seu extremo oposto, o ódio.

Direção Geral, Artística e Concepção: Ricardo Neves | Intérpretes: Ricardo Neves, Dresler Aguilera, Felipe Cirilo, Manuela Aranguibel Molano e Ricardo Aparecido Silva | Música ao vivo: Maurício Fernandes | Figurino: o Núcleo Improvisação em Contato | Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos – Solange Borelli

Classificação: 12 anos | Duração: 30 minutos

21/11 (quarta), 14h às 17h

Oficina de Dramaturgia Corporificada – Luciana Hoppe

A Dramaturgia corporificada trata da experiência somática do Body-MindCentering® como potência criativa de movimento. Por meio do estudo aprofundado da anatomia, fisiologia e sensações, é possível explorar diferentes qualidades expressivas, presença e composição.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

22/11 (quinta), 18h às 22h

Oficina Estratégias de Participação Social no Orçamento Municipal de São Paulo –José Renato F. de Almeida

A oficina visa oferecer ferramentas para o público entender como funciona a elaboração do orçamento municipal da cidade, desde sua implicação com o PPA (Plano Plurianual de Governo) até a Execução Orçamentária, e apresentar os diversos mecanismos de participação social para construção e execução deste orçamento.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 60

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 4 horas

Investimento: R$ 10,00

23/11 (sexta), 19h – Apresentação + Seminário

Vol. 0 | Renato Vasconcelos

“Vol 0” é uma dança silenciosa, que ora revela o espaço ora revela as possibilidades de trânsito entre um lugar e outro. Em princípio, é um convite para ouvir um mesmo som e ver/sentir uma mesma movimentação em que as alterações tendem ao zero.

Criação e interpretação: Renato Vasconcellos | Provocadoras: Tatiana Cotrim, Flavia Paiva e Aline Paes | Música: Renato Vasconcelos e Renato Jimenes | Fotos: Arthur Nero

Classificação etária: Livre | Duração: 22 minutos

Seminário Lógica de Choque: Dança e Mercado

Participantes: Helena Bastos, Helena Katz e Vera Sala

A dança e sua crescente economização das formas de vida. Nessa direção, que corpos políticos e circuitos se produzem e nos implicam? Como estas articulações nos afetam enquanto artistas nas nossas produções e conduções? A partir dessas premissas propomos uma discussão sobre lógica de choque entre dança e mercado.

Público Alvo: Artistas da cena, produtores, programadores, curadores, pesquisadores e demais interessados na temática.

Classificação etária: Livre | Duração: 120 minutos.

24/11 (sábado), 19h – Apresentações – Mediação: Helena Bastos

Eu Elas | Juliana Moraes

Movendo-se intensamente, porém mantendo-se sentada durante longos minutos, Juliana Moraes faz uso de gestos e posturas socialmente aceitos como femininos, especialmente a partir dos anos 50 (com a expansão da televisão, do cinema, da propaganda e agora das redes sociais), para desconstruir e questionar esses comportamentos aprendidos.

Direção, coreografia e interpretação: Juliana Moraes | Música: Laércio Resende | Desenho de luz: Juliana Moraes e Armando Junior | Montagem e operação de luz: Armando Junior | Produção: Complementar Produções |Agradecimentos: Maria Mommensohn, Gustavo Sol, Andrea Herdeg e Key Sawao | Fotografia: Cris Lyra

Classificação etária: livre | Duração: 30 minutos

Estudo para Epifania | Dual Cena Contemporânea

O solo questiona a sobrevivência, encontrando uma afirmação que faça o artista visível a uma sociedade que o inventa vazio de seus valores. Mártir de si mesmo, guerreiro de seus princípios, o homem, particularmente o nordestino, encontra força para sobreviver entre o caos, a seca, a guerra, a fome, a fé.

Direção: Ivan Bernardelli | Orientação dramatúrgica: Luís Alberto de Abreu | Criação: Kleber Cândido e Ivan Bernardelli | Elenco: Kleber Cândido | Iluminação: Osvaldo Gazotti | Direção musical: Rodrigo Mercadante | Figurino: Otávio Matias | Fotografia: Alí

Classificação etária: Livre | Duração: 20 minutos

25/11 (domingo), 18h – Apresentações – Mediação: Juliana Moraes

Oxalá tem as chaves de todas as portas diante de mim…| Zé Maria Carvalho e Vitor Trindade

Performance desenvolvida nos Encontros Improváveis do núcleo OMSTRAB. Tradição e contemporaneidade, um encontro que se dá com a produção de imagens-sensações, a partir de intensidades sonoras/afetivas, tendo Oxalá como força propulsora.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

Canto Dos Malditos | Marcos Abranches

O solo exacerba no corpo a solidão, o fracasso e a desesperança frente às atrocidades da vida. Como um desabafo, Marcos Abranches traz para a cena seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre amor e abandono, o canto de todos os malditos.

Direção Geral, Artística, Concepção e Coreografia: Marcos Abranches | Assistente de direção: Jefferson Duarte | Orientação dramatúrgica: Sandro Borelli | Trilha sonora/Concepção: Marcos Abranches | Ambientação sonora: Pedro Simples | Operação de vídeo, som e luz: Pedro Simples | Fotos e Vídeos: Gal Oppido | Apoio: APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte – e Galeria Olido | Direção de produção: Solange Borelli – RADAR CULTURAL Gestão e Projetos

Classificação etária: Livre | Duração: 25 minutos

27/11 (terça), 14h as 17h

Oficina de Improvisação – Zélia Monteiro e Hernandes de Oliveira

As Oficinas Interdisciplinares são mais um espaço para compartilhar o conhecimento desenvolvido pelo Núcleo de Improvisação. Procuram articular o estudo de procedimentos corporais e suas possíveis relações com a luz, a música e o espaço cenográfico, em busca da construção de sentidos.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

28/11 (quarta), 18h às 21h

Oficina Movimento: encontro e criação – Marcus Moreno

A partir da ideia de que um corpo tem seu próprio repertório, que vai se constituindo a cada novo acontecimento, a cada nova troca com outros corpos e com o ambiente em que está inserido, a proposta deste workshop é despertar os participantes para o estudo do movimento por meio de improvisações dirigidas.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

29/11 (quinta), 10h às 13h

Oficina Como estar em estado de dança, juntos? – Leticia Sekito/ Companhia Flutuante

Trazendo como referência princípios da dança contemporânea, da abordagem somática do Body-MindCentering(tm), do Aikidô e do método do DanceAbility®, o objetivo é fortalecer relações entre as pessoas, o espaço e o momento presente, criando um encontro em dança.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

29/11 (quinta), 14h as 17h

Oficina Dance Yoga Action – Núcleo Kasa

O Núcleo KASA compartilha esta prática que desenvolve na construção cênica e na pesquisa em dramaturgias do corpo, unindo os princípios da Dança Contemporânea, da Hatha Vinyasa Yoga e do Teatro, para o exercício da consciência corporal, do condicionamento físico e da expressividade criativa em movimento.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

30/11(sexta), 19h – Apresentações Experimentopó#1 |Mumbra Corpomóvel +

Farofa.Trá! |Grupo T.16 Dança das Artes do Corpo

Violências sociais e individuais, periferias e marginalidades: os corpos. A improvisação em dança como possibilidade de fricção. A construção coletiva busca o exercício da alteridade, é possível compartilhar violências?

Direção: Zélia Monteiro | Coreografia: Coletiva | Elenco: Bruna Rissete, Cristina Eira, Guilherme Leite, KéssiaMidory, Luisa Papa, Murilo Chevalier, Stephanie Bertholine e ViniciosDuenhas.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 min.

Experimentopó#1 | Mumbra Corpomóvel

Entre restos, mulheres dançam no pó suas resistências. Dão a ver as marcas que atravessam e se inserem nos corpos, trazendo à tona aquilo que ficou. Pó aposta no corpo como matéria potencial para a investigação do tema pertencimento.

Intérpretes-criadoras: Aline Alves, Isis Marks, Marcela Páez, Leticia Vaz |Composição musical: Tiê Campos | Figurinos: Júlia Polý | Provocação: Fernanda D´umbra

Classificação etária: Livre | Duração: 30 min.

Debate: Dança na Universidade

Convidados | organizadores: Zélia Monteiro, Angela Nolf e Rafael Petri

1/12 (sábado), 19h – Apresentações – Mediação: Ricardo Neves

Ensaio sobre a Neve Marinha | Marcus Moreno

Há algo sobre memória, mas sem que esta possa ser tocada. Há algo sobre a passagem do tempo, um tempo incomensurável, diluído. Animais morrem. Plantas morrem. Fuligem. Escória. Restos. A neve marinha precipita em direção às zonas mais profundas do oceano. A água continua a mover.

Concepção e Dança: Marcus Moreno | Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção

Classificação etária: Livre | Duração: 30’

Enquanto houver Corpo | Núcleo Pedro Costa Cia. de Dança

Com um olhar entre dramaturgia e teatro na criação em dança contemporânea, “Enquanto houver corpo” tem como motivo poético poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos Alberto Caeiros, Álvaro de Campos, Ricardo Réis e Alberto Soares.

Direção: Pedro Costa | Intépretes Criadores: Marcelo Pessoa, Patrícia Pina Cruz, Black Escobar, Thays Palomares e Pedro Costa | Paisagem sonora: João Pedro Canola.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

2/12 (domingo), 18h – Apresentações – Mediação: Cleia Plácido

Pequenos Estudos Para Não Morrer | Vera Sala

Como uma arqueologia do corpo, “Pequenos estudos para não morrer” recolhe nos seus destroços potências para reinventar o que o tempo fez desaparecer e o corpo esqueceu.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

Bestiário | Luciana Hoppe

Vibração, respiração pelas células, esponja e fluxo interno, pulsação através da água, estrela-do-mar, coluna leve, peixes, anfíbios, lagartos, mamíferos: uma profusão de animais como desdobramento da evolução das espécies contida na evolução humana. Partindo da ideia de que somos uma coleção de animais, os bestiários da Idade Média entram para borrar o limite entre o homem e o bicho provocando uma visceralidade ao movimento.

Coreografia e Direção: Luciana Hoppe | Orientação de pesquisa: Silvia Geraldi | Trilha sonora: Haroldo Paraguassú de Souza | Iluminação: Juliana Morimoto | Figurino: Felipe Longo | Fotografia: Felipe Longo

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

5/12 (quarta), 18h às 20h

Oficina A dança dos Diafragmas do corpo – Cléia Plácido

A oficina pretende revisitar e potencializar os diversos diafragmas do corpo a partir da imagem poética do movimento da água viva, com base na pesquisa dos padrões neurológicos de pulsação trazidos pelo BodyMindMovement (Mark Taylor e Bonnie Bainbridge Cohen), para investigar uma dança-composição que se estrutura a partir destes estímulos.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

6/12 (quinta), 18h às 20h – JAM de Contato Improvisação

Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros convidando Cléia Plácido.

Um encontro para a livre experimentação e partilha da improvisação em dança e música, com a condução dos integrantes da Cia.

Com Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado.

Inscrições: No local. O interessado deverá pelo menos chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15 (quinze)

Público-alvo: estudantes e artistas da dança, do teatro e da música e interessados em geral.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

7/12 (sexta), 19h – Performance + Debate

Estudo para peça de Dança | Eliana de Santana

Debate O artista negro na dança contemporânea – Everton Ferreira, Erika Moura, Erica Azeviche, Ricardo Januário, Mainá Santana, Wellington Duarte.

O objetivo é compartilhar experiências, estabelecer vínculos através de trajetórias, afetos e memórias. A conversa será estruturada e introduzida por meio de uma vivência inspirada na prática da Constelação Familiar, que se baseia na tradição Zulu e de outras tradições primogênitas: o respeito e reverência à ancestralidade e o direito de pertencimento ao grupo.

Organizadoras: Cléia Plácido e Mainá Santana.

8/12 (sábado), 18h30 – Apresentações – Mediação: Tatiana Melitello

Fresta | Isadora Massoni

O solo parte do diálogo entre dois artistas de diferentes linguagens: a dança e a música. A abertura ao outro e, ao mesmo tempo, o reconhecimento e estranhamento, suscitam encontrar caminhos insuspeitados de co-criação da cena. “Frestas” são aberturas de possibilidades,

Bailarina criadora: Isadora Massoni | Músico criador: Theo Yepez | Dramaturgista: Pin Nogueira

Classificação etária: Livre | Duração: 25’

Terra de Ninguém | Núcleo Kasa

As corporalidades em “Terra de Ninguém” refletem sobre os condicionamentos internos-externos e a organização frente ao caos; o automatismo sistêmico opressor e manipulatório que desmonta, descompensa, desajusta, desencaixa e desconecta corpos, mentes e sinergias.

Concepção: Núcleo KASA | Direção: Karina Ka Pinheiro | Criação e Interpretação: Juliana Celeguim, Gabriela Bráz de Paula, Richard Reis, Karina Ka Pinheiro e Priscila Queiroz | Trilha sonora: Mano Bap | Orientação coreográfica: Flora Barros | Apoio de produção, iluminação e criação: Luca Queiroz | Produção: MoviCena (Rafael Petri) | Agradecimento: Oficina Cultural Alfredo Volpi e Espaço Spanda

Classificação etária: Livre | Duração: 35 min

9/12 (domingo), 17h – Exibição de filme + Performance + Apresentações (Atravessamentos Poéticos) – Mediação: Angela Nolf

Exibição do filme “Outono 2”

Parte da instalação coreográfica ‘Átmo’, “Outono 2” foi concebido, em 2015, por Beth Bastos e o artista visual Sandro Miano. O filme tem como essência a imagem, a imaginação e a composição; propõe uma reflexão entre a pausa na dança e a pausa na fotografia enfatizando a permanência da imagem.

Classificação etária: Livre | Duração: 12 min

Link: https://www.youtube.com/watch?v=H9XmG7C15_g&feature=youtu.be

Performance Observatório – núcleo pausa dirigido por Beth Bastos

A proposta é envolver o público e convidá-lo a captar imagens, com celulares, câmeras, desenhos ou simplesmente na memória, realizando escolhas, participando da construção da composição em tempo real..

Local: Área externa da Funarte

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

*Atravessamentos poéticos

Uma proposta de Leticia Sekito e Rubia Braga, visando a prática de estratégias de sobrevivência artística por meio do diálogo entre seus processos artísticos em dança.

Frestas. Horizontes.| Rubia Braga

Movimento é potência em ato. Alteração da natureza. Geração e destruição.

Das formas dadas às forças que as engendraram. Movimento cria corpo em si.

Horizontes. Corpo-paisagem-em-movimento. Corpo sempre de passagem.

Criação e dança: Rubia Braga | Som: Pedro Galiza | Agradecimentos: Odete Machado, Letícia Sekito, Vera Sala, Oficina Cultural Oswald de Andrade, CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

Para se ver o que é possível | Leticia Sekito

Uma urgência a favor da dança como forma vital, necessária e possível a todxs. Uma dança criada no e para o momento em que corpos animados e inanimados, pessoas, coisas, energias, acontecimentos, afetamentos e atravessamentos se encontram e tornam visível o possível.

Dança: Leticia Sekito|Companhia Flutuante | Provocação artística: Peter Michael Dietz e Sofia Neuparth | Produção: Maíra Silvestre | Agradecimentos: Elisabete Finger, Fernanda Raquel, Júlia Bergman, LelaMartorano, Mônica Siedler, Paula Nogueira Ramos, Plinio Higuti, Rubia Braga, Suiá Burger Ferlauto, Valentina Parraviccini, CEO- Centro de Estudos Orientais, Projeto Cartografia do Possível-CRD, Terça Aberta no Kasulo | Apoio Cultural: Centro de Referência da Dança e Galeria Olido

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

11/12 (terça), 19h às 22h

Oficina Sobre Klaus Vianna – Beth Bastos e Zélia Monteiro

A oficina foca nos procedimentos de improvisação da Técnica criada por Klauss Vianna.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

13/12 (quinta), 14h as 17h – Oficina Dance Yoga Action – Núcleo Kasa

Oficina Dance Yoga Action – Núcleo Kasa

A oficina une os princípios da Dança Contemporânea, da Hatha Vinyasa Yoga e do Teatro, para o exercício da consciência corporal, do condicionamento físico e da expressividade criativa em movimento.

Inscrições: No local. O interessado deverá chegar 1 hora antes, para se inscrever.

Número de vagas: 15

Público Alvo: Artistas da Cena e demais interessados na temática, acima de 16 anos.

Carga horária: 3 horas

Investimento: R$ 10,00

14/12 (sexta), 19h – Apresentação + Debate

Juanita, o caminho invisível

Juanita é o nome de um agrupamento de artistas dirigido por Isabel Tica Lemos. “Juanita, o caminho invisível” é uma performance adaptada do espetáculo, que foi criado a partir da pesquisa em dança e literatura e livremente inspirado na obra de Carlos Castañeda.

Artistas: Isabel Tica Lemos, Iramaia Gongora, Cristiano Bacelar e convidados.

Classificação etária: Livre | Duração: 30 minutos

Debate A Dança na América Latina e as Redes de Reciprocidades –

Solange Borelli e Marcelo Dino Fraccaro

O encontro apresenta os modos de organização e produção de coletivos e artistas da dança que integram os países que compõem a América Latina, trazendo para discussão e reflexão experiências e modos de ser e fazer arte como atitude política, social, crítica e reflexiva, implodindo as fronteiras da latinidade numa relação de reciprocidade e colaboração.

Duração: 60 minutos

Público Alvo: Artistas da Cena, Produtores, Programadores, Curadores, Pesquisadores e demais interessados na temática.

15/12 (sábado), 19h – Apresentações – Mediação: Vera Sala

Desassossego | Marcelo Pessoa

Desassossego é inspirado livremente na obra literária ‘Livro do Desassossego’, de Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa. Para essa criação, o artista Marcelo Pessoa propõe transpor trechos da obra em questão para o universo da dança contemporânea, utilizando a dança e o teatro físico como meio expressivo.

Concepção, direção e interpretação: Marcelo Pessoa

Classificação etária: Livre | Duração: 30’

Corpo Crustáceo | Michele Carolina

“Corpo Crustáceo”, o movimento perene de transformação da matéria, por meio de tensionamentos de dilatação e aceleração do tempo, busca comunicar esteticamente o nexo indissociável entre a vida orgânica e inorgânica em seus múltiplos fluxos de interpenetrabilidade. Quais fronteiras separam o humano da terra?

Concepção, dança e cenário: Michele Carolina | Vídeo: Rafael Frazão | Iluminação e produção: Juliana Morimoto e Monica Cristina Bernardes | Agradecimentos: Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo e Núcleo de Estudos Práticos da Coordenação Motora sob orientação de Lu Favoreto

Classificação etária: Livre | Duração: 30 ‘

16/12 (domingo), 18h – Apresentações – Mediação Leticia Sekito

Solos de Rua | …Avoa! Núcleo Artístico

Inspirado no texto manifesto “As Embalagens”, de Tadeusz Kantor, trata-se de um jogo coreográfico no qual os bailarinos e a lona se afetam mutuamente em espaços públicos de grande circulação, misturando-se à paisagem local. Não é possível saber, ao certo, o que emerge de dentro da multidão.

Concepção: …AVOA! Núcleo Artístico | Direção: Luciana Bortoletto | Intérpretes-criadores: Izabel Martinelli, Mônica Caldeira | Figurinos: Telumi Hellen e …AVOA! Núcleo Artístico | Músicos: João Batista Brito Cruz (Sax tenor), Santhiago Nery (Percussão e sonoplastia) | Apoio: Aqui Ali Dança Classificação etária: Livre | Duração: 30 ‘

Estado de Coisas: Flutuante | núcleo menos 1invisível

Estar à margem é estar sobre as margens, criar estruturas móveis, conectar e criar campo dentro da ondulação e da instabilidade. Imaginar e experimentar um ambiente onde a precariedade, a exclusão e a deriva sejam potências para significar e compor. Quanto tempo temos pra existir nesse tempo?

Direção: Luisa Coser | Coordenação geral: CleiaPlacido | Bailarinos: Cleia Placido, Rafael Markhez e Eveline da Silva | Produção executiva: Luisa Coser e Cleia Placido

Classificação Etária: Livre | Duração: 30 minutos

Selfie é Autoretrato? | Beto Amorim

“Selfie é Autorretrato?” é composta pela fricção resultante da justaposição de fragmentos de indagações existenciais do poeta Fernando Pessoa e reflexões tangenciais à autofiguração. Inquietações em forma poética de heterônimos do poeta português sobre tomada de consciência de processos de individuação se contrapõem às representações de si geradas pelo atual hábito de se fotografar com aparelhos celulares – selfies.

Concepção, Direção e Atuação: Beto Amorim | Textos: Fernando Pessoa | Dramaturgia: Beto Amorim | Iluminação: Pedro Garrafa | Supervisão artística: Suia Legaspe | Figurino e Trilha sonora: Beto Amorim | Costura: ‘Linda Brechó’ | Produção: Cia. Dramática em Exercício

Classificação Etária: 18 anos (cenas de nudez) | Duração: 30 minutos

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