Com curadoria do crítico e curador André Leal, a mostra apresenta a relação que o artista e ciclista Raphael Franco desenvolve com a cidade. Registros cartográficos, mapeamentos poético e coletas de elementos que constituem o solo urbano são trazidas ao público por meio de trabalhos bidimensionais, tridimensionais e vídeos. Entre eles, destaca-se o projeto “Corpo-cubo”, no qual o artista converte o peso do seu corpo em artefatos coletados no solo da cidade, ao passo que traduz o volume de seu corpo em uma caixa feita de madeira.
Nas palavras do curador, “o artista busca absorver – visceralmente – de diferentes maneiras sua experiência urbana. Raphael sempre colocou seu corpo na cidade, circulando incansavelmente de bicicleta por suas ruas. Esse trânsito diário pelas ruas da cidade, com seu corpo ali, a alguns centímetros do chão, levaram Raphael a aprofundar a relação visceral que tem com a cidade, buscando incorporar esse ambiente, mapear seus cantos mais ínfimos e íntimos, colocar suas próprias geografias em contato com aquela que rege multidões de corpos diariamente perfazendo suas rotinas”.
Há mais de 10 anos, Raphael Franco desenvolve um trabalho que dialoga de forma enfática com arquitetura e urbanismo. O artista examina a cidade e as forças que orientam seu crescimento, atentando para as tensões ligadas à especulação imobiliária, o planejamento urbano e relação entre tecido humano e urbano. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição “Corpo-Cidade-Corpo”, de Raphael Franco
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas)
Visitação: 9 de novembro/2018 a 6 de janeiro/2019.Terça a sábado, 10h às 18h | quinta, 10h às21h | domingo e feriados, 9h -12h
Entrada gratuita
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…