A programação de cinema do Sesc Campinas exibe nesta terça-feira (23), às 19h30, o documentário brasileiro Limpam com Fogo, que mostra os incêndios que destroem favelas paulistanas e suas relações com a especulação imobiliária. Realizado por César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo, o filme faz uma crítica às chamas incendiárias que limpam regiões da metrópole tomadas por barracos de madeira ou papelão abrindo espaço a quem pode pagar. A produção conta com depoimentos de arquitetos, urbanistas, líderes comunitários e políticos. A classificação etária é de 14 anos.

Outras Derivas (Foto: Cleber Avancini)

Na quarta-feira (24), às 19h30, é a vez do lançamento do documentário Outras Derivas, seguido por bate-papo com os diretores e com a equipe técnica. Com produção e direção de Babi Fontana e Victor Costa, o filme é o registro de uma oficina artística realizada às margens do Rio Tietê na cidade de Porto Feliz.

O espectador acompanha encontros de artistas, público e participantes da oficina em diversas linguagens. Entre elas estão dança, teatro, desenho, música eletrônica e música instrumental. Como córregos que seguem para um rio, os processos de criação, ensaios, residências artísticas, discussões e apresentações em lugares públicos desembocam na tela como resultado. “Não é um filme somente sobre cinema, mas sobre a fricção entre os artistas, sobre todos os possíveis lugares de criação e de experimentações culturais e ambientais”, diz Babi Fontana. A classificação etária é de 12 anos.

As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro do Sesc Campinas. Para participar, é preciso retirar o ingresso na Ilha de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)