Na próxima quarta-feira (31), às 20h, no Espaço Arena do Sesc Campinas, acontece a intervenção cênico-musical Imatéria. Protagonizada pela bailarina Cibele Ribeiro e pelo músico Phelipe Agnelli, artistas integrantes do Núcleo Cor de Amora, a montagem, com entrada gratuita, integra o projeto Da Cena Local que traz aos palcos estreias e repertórios de artistas de Campinas e região.

(Foto: Fabiana Ribeiro)

As performances em cena, que dialogam com espaços arquitetônicos e paisagens naturais, são inspiradas na geometria sagrada e derivam do encontro da dança com o espaço e a música, construindo tempo e dimensões. Essa geometria está presente no corpo humano, nos animais e na natureza. Além disso, traz à tona um desejo de conexão com elos perdidos entre o moderno e o ancestral, e dialoga com os estados mais profundos do ser.

“O Imatéria parte de uma pesquisa sobre o movimento. A partir de formas e padrões harmônicos foi desenvolvido um trabalho bem performático que se aproxima mais de uma dança teatral e de uma concepção de performance do que uma noção mais tradicional de dança, com uma coreografia preestabelecida. Dessa forma, minha intenção é levar ao público uma dança mais meditativa, na qual as pessoas entrem em um estado contemplativo”, conta a bailarina Cibele Ribeiro, responsável também pela pesquisa e concepção do espetáculo.

A sonoridade do trabalho, executada ao vivo pelo músico Phelipe Agnelli, traz aos ouvidos da plateia o som de um raro e belo instrumento musical chamado hang. Tal instrumento, ainda que acústico, possui grande intensidade sonora. “O hang é conhecido por sua singularidade musical que cria um ambiente único em termos de percepção auditiva e também visual. Com melodias ora suaves, ora intensas, constituirei um espaço sonoro ideal para as intervenções cênicas por meio da composição instantânea”, conta o músico. (Carta Campinas com informações de divulgação)