Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes têm a música como forma de partilha e celebração. O coletivo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento, assim como pesquisas de cantos e toques ligados ao universo do Sagrado Feminino implícito na cultura popular (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes relativos à cultura popular com seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras.
As Caixeiras do Maranhão e as Congadas de Minas Gerais e São Paulo são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.
“Em outubro de 2017, após encontros de pesquisa sobre a congada, o grupo idealizou e realizou o I Rosário das Caixeiras que trouxe para o Largo do Rosário a homenagem à Nossa Senhora do Rosário e à memória das comunidades negras que outrora ocuparam este espaço para louvá-la com suas congadas, batuques, histórias e devoção, reverenciando o sagrado e as tradições ancestrais, passando a fazer parte de seu calendário tradicional de eventos”, conta Cristina Bueno, uma das integrantes.
O dia 12 de outubro, escolhido para a realização do Rosário, também celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: “muito homenageada por seus devotos com congadas e moçambiques, tornando-se assim um encontro repleto da força da devoção, de reafirmação da vida e da reexistência das tradições da cultura popular, sua sacralidade e extensão de paz”. (Carta Campinas com informações de divulgação)
II Rosário das Caixeiras das Nascentes
Quando: sexta, 12 de outubro, às 10h.
Onde: Largo do Rosário. Centro. Campinas.
Entrada gratuita