José Eduardo Agualusa, que viveu a guerra civil em Angola, iniciada nos anos 1970, publicou artigo em O Globo dizendo que o Brasil atual tem os ingredientes necessários para uma guerra civil. (A guerra civil angolana durou de 1975 até 2002)

“É possível identificar no momento que se vive hoje no Brasil alguns dos ingredientes necessários para o desastre”, comentou.

“A receita para uma guerra civil exige, em primeiro lugar, a criação de uma cultura de exclusão. Regra geral, os movimentos em confronto não defendem posições novas. A novidade é a agressividade com que as defendem e a convicção de que não existe conciliação possível entre os diferentes projetos. Amigos de toda uma vida zangam-se. Famílias separam-se. As mães proíbem os filhos de conversar sobre política à hora das refeições. Emergem líderes messiânicos, com um discurso de ódio, eventualmente exibindo armas de fogo, enquanto exploram velhos rancores partidários e fraturas sociais. Logo surgem os primeiros assassinatos e atentados com motivação política. O Estado vai-se esboroando e perdendo terreno.”

(foto: marcelo camargo – Ag. Br.)

Apesar da contextualização, Agualusa escreveu que quer “acreditar, porém, que ainda exista espaço para um diálogo o mais aberto possível, de forma a permitir a convergência de todas as forças políticas e da sociedade civil que defendam a paz e a democracia. Ao longo das próximas semanas assistiremos a um combate entre construtores de pontes e construtores de muros. Pobre Brasil se os construtores de muros ganharem.” (Do GGN)

Leia o artigo aqui.