“Medea Mina Jeje”

O projeto Tragédias, que acontece nos próximos dias no Sesc Campinas, discutirá, por meio de produções e atividades formativas, a permanência do gênero trágico na contemporaneidade. O projeto traz aos palcos produções que se inspiraram em mitos e tragédias gregas para discutir questões contemporâneas. As atividades formativas reúnem artistas e estudiosos do teatro para reflexões sobre o gênero teatral.

O primeiro espetáculo do projeto, “Medea Mina Jeje”, será apresentado nesta quarta-feira (19), às 20h, no Teatro do Sesc, com dramaturgia de Rudinei Borges, direção de Juliana Monteiro e atuação de Kenan Bernardes. O espetáculo tem como disparador a jornada mítica de Medeia, do tragediógrafo grego Eurípedes, em fricção com alguns dados históricos de negros escravizados nas Minas Gerais no século XVIII. A peça reconstitui a trajetória de uma mulher negra, escravizada na Vila Rica de Nossa Senhora de Pilar de Ouro Preto, que sacrifica o próprio filho a fim de livrá-lo do penoso trabalho nas minas de ouro que moveram a economia do Brasil durante séculos. MEDEA MINA JEJE estreou no Sesc Ipiranga, SP, dentro do projeto Teatro Mínimo, em Janeiro de 2018.

“Laio E Crísipo”

No dia 21 de setembro, sexta-feira, às 20h, Aquela Companhia apresenta o espetáculo “Laio E Crísipo”. Partindo da mitologia de Édipo, o espetáculo propõe um resgate e nova leitura do mito grego de Laio e Crísipo, primeira narrativa a tratar de uma relação homoafetiva na cultura ocidental. Nesse ponto de vista contemporâneo, os
dois personagens clássicos encontram-se com Jocasta em um inferninho de beira de estrada.

No dia 28 de setembro, Débora Lamm apresenta “Mata Teu Pai”. Entre expatriados e imigrantes, Medeia questiona valores atuais, como o feminismo e o preconceito, tendo muito a dizer sobre nossos dias, onde retrocesso e a intolerância são cada vez mais evidentes. Medeia só quer descansar um pouco no meio dos escombros da cidade onde agora está.

Ingressos à venda no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades do Sesc SP com valores a partir de R$ 5. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Mata Teu Pai”