A partir desta quinta-feira (20), o Sesc Campinas recebe a exposição Rios Des.Cobertos – A Cidade de Campinas e o Rio Tietê, que fica aberta à visitação até dezembro deste ano com entrada gratuita. Com abertura programada para as 19h30, a exposição é composta de duas maquetes com projeções mapeadas interativas que permitem ao público ter uma visão sistêmica da hidrografia que o cerca e descobrir a quantidade de cursos d’água existentes, visíveis ou canalizados, além de conhecer a complexidade do relevo de Campinas e da região do médio Tietê. Além das maquetes, a exposição conta com pranchas informativas que complementam o conteúdo apresentado nas maquetes e que podem ser manipuladas pelo público, para que cada visitante possa montar sua própria exposição, buscando as informações que julgar mais relevantes.

O público também poderá participar de maneira direta em cada percurso desenhado nas maquetes interativas com mapas da região das bacias dos Rios Piracicaba, Jundia e Capivari e também da região do centro expandido de Campinas, transformando sua percepção através da exploração, o que proporciona também um resgate da memória afetiva e de sua relação com a região, a cidade e até mesmo com seu bairro. Um dos objetivos da instalação é mostrar que os rios estão vivos, basta se aproximar, olhar e refletir.

O caráter didático da instalação foi reforçado com a parceria com o projeto Rios e Ruas, cuja experiência prática em ações educativas resultou em uma consultoria para a pesquisa e desenvolvimento da maquete e na criação de uma programação paralela à exposição, que contará com expedições e oficinas.

Além da visitação, a exposição também conta com a possibilidade de visitas mediadas, ou seja, agendamento de grupos escolares, empresas ou instituições para uma visita orientada por educadores, que propõem diferentes maneiras de olhar para o conteúdo da exposição. Para tanto, basta fazer a solicitação de agendamento da visita do seu grupo através do e-mail: [email protected].

O estúdio Laborg é um estúdio de criação, que atua no desenvolvimento de projetos que utilizam o audiovisual como instrumento principal para transmitir informações, sensações e sentimentos. Com foco em “ARTEMÍDIA”, suas ações estão conectadas a manifestações artísticas relacionadas às novas mídias, tecnologias, comunicações de massa, modalidades eletrônicas e envolve práticas que vão da apresentação conceitual e performances até instalações.

O Rios & Ruas é uma iniciativa formada pelo arquiteto paulistano José Bueno e pelo geógrafo e educador Luiz de Campos Jr, que promove diferentes ações, como expedições, oficinas e palestras, no intuito de reconhecer a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano. (Carta Campinas com informações de divulgação)

RIOS DES.COBERTOS – A CIDADE DE CAMPINAS E O RIO TIETÊ
Abertura
Dia 20, quinta, às 19h30.
Galpão Multiuso. Grátis. Livre.

Visitação
Até 9/12, terça a sexta, das 8h30 às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Galpão Multiuso. Grátis. Livre.

Visita Mediada
Até 7/12, terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Galpão Multiuso. Grátis. Livre.