Projeto inovador em Campinas propõe eleição de um mandato com 13 codeputados

Um grupo de 13 pessoas, que inclui o candidato a deputado federal Celio Turino (PSOL), pretende democratizar o mandato de deputado. O eleitor vota em uma pessoa, no caso Célio Turino, mas outras 12 pessoas passam a participar do mandato como codeputados. Seria o chamado mandato coletivo.

Caso Turino seja eleito, Campinas acompanharia o deputado com duas codeputadas, Surya Guimaraens e Deise Mara do Nascimento. Veja artigo de Surya Guimaraens, que explica o projeto de codeputados.

Ampliando a democracia por meio de mandatos coletivos

.Por Surya Guimaraens.

A política no nosso país é descredibilizada pela população, o sistema representativo que não representa ninguém. Boa parte dos políticos eleitos representam a si mesmo, aos seus interesses pessoais e aos interesses de pequenos grupos, deixam de lado aqueles que os elegeram, fazem de seus mandatos um grande mercado de projetos de leis e emendas parlamentares, tem de tudo nesse mercado.

Nesse processo representativo a população descrente se afasta da política, não vê valor no seu voto e não entende seu poder de mudar esse cenário.

Entendendo a necessidade de mudar e oxigenar a política, o historiador e escritor Célio Turino junto com um grupo de pessoas engajadas e preocupadas com o cenário político atual, propõe uma iniciativa de democracia direta.

A constituição em seu Art. 14 prevê ferramentas para o exercício da democracia direta por meio de plebiscitos, referendos e projetos de leis de iniciativa popular, ou seja, dispositivo para que a população possa participar ativa e diretamente da política, tomando decisões que afetam diretamente a vida de todo mundo, no entanto são pouco usadas, por diversas razões.

Para que essas ferramentas funcionem é preciso um esforço daqueles que se colocam para o pleito, com a possibilidade de difundir e colocar o cidadão e a cidadã como protagonista. Esse é o objetivo de um mandato coletivo e aberto.

Nesse sentido, Turino apresenta o Mandato Cidadanista para o parlamento, formado por um grupo de 13 codeputadas, sendo 8 mulheres e 5 homens, a maioria sem filiação a nenhum partido político, cada um especialista em uma determinada área ou representante de uma região do Estado de São Paulo.

O mandato será compartilhado com esses especialistas, que farão a interlocução com as bases de atuação, trabalharão dentro de suas temáticas para propor iniciativas e potencializar o mandato. Para aumentar a participação da população e empoderá-la, será criado um Observatório Cidadanista para escutar a população sobre todas as principais decisões do mandato, dando voz e protagonismo aos cidadãos e cidadãs.

Dentro desse projeto de Mandato Cidadanista estão duas codeputadas de Campinas, a Deise Mara do Nascimento, Deise é jornalista, gestora do 3° setor, técnica em turismo, artista plástica e ambientalista. Atua na área cultural, social e ambiental. Fez parte de articulações em movimentos sociais, foi vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, também foi membro do Conselho de Cultura e presidente do Fórum de Cultura de Campinas e Surya Guimaraens, que é formada em relações públicas e cursa Gestão Pública e Governo na Unicamp, foi candidata a prefeitura de Campinas em 2016. Participou do Fórum Popular por Transporte Público e de Qualidade, do Fórum Permanente de Cultura e é Líder RAPS (Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade). Está engajada na luta pela igualdade de gênero, estudando, debatendo e propondo alternativas para reduzir as diferenças de participação, oportunidade, remuneração e segurança da mulher.

Além dessas duas codeputadas de Campinas o mandato ainda conta com o Dennis Oliveira pelo Antirracismo e Comunicação Democrática, a Baby Amorim pelos Pontos de Cultura, o Eduardo Brasileiro pela Igreja Progressista, a Thaynah Gutierrez pelos Estudantes, a Rafaela Guabiraba pela região de Ermelino Matarazzo, o Aluizio Marinho pela Cultura Digital e Ocupações Culturais, a Ondalva Serrano pela Agroecologia, o Thomas Enlazador pelo Socioambientalismo e Permacultura, a Cristiane Takuá pelos Povos Indígenas, o Magno Oliveira pela Juventude e região do Alto Tietê e a Bruna Reis pelo Parto Humanizado e região do Oeste Paulista.

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

1 hour ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

4 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

7 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

7 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

23 hours ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

1 day ago