O deputado estadual Gustavo Petta (PCdoB) entrou com ação de investigação por abuso do poder econômico e captação ilícita de recurso no TRE-SP contra o candidato ao governo de São Paulo João Dória, do PSDB, que pode resultar na inelegibilidade do tucano.

Petta se basei em reportagem do dia 30 de agosto, da rádio CBN, que relatou que Dória usou carros e um helicóptero emprestados das empresas da família e teve um jantar oferecido para apoiadores que contou com a estrutura da empresa Maringá Turismo na sua organização.

Dos três veículos emprestados para a campanha do tucano, um Volkswagem Jetta pertence à Dória Editora, o Kia Sorento foi doação da Kia Motors para divulgação do Grupo Lide (e agora usado na campanha) e o helicóptero Bell 429 pertence à Dória Administração e Eventos. Nenhum dos veículos aparece nas prestações de contas já que as empresas não são locadora de veículos.

“Está evidente que o candidato usou empresas na campanha maculando o pleito e, por isso, entrei com a ação”, disse Gustavo Petta ao apresentar a ação.

Segundo a essosoria de Petta, a reportagem da CBN cita que o empresário Marcos Arbaitman, dono da Maringá Turismo, disse que pagaria o buffet como pessoa física, porém, a distribuição de comida configura como brindes, o que também é proibido pela legislação eleitoral.

A ação 0608674-56-2018.6.26.0000 foi protocolada nessa quarta-feira (27) pelo deputado no Tribunal Regional Eleitoral. (Com informações de divulgação)

Veja mais:

Prefeito que abandonou a Prefeitura em SP tenta censurar deputado de Campinas