Paulo Guedes, que é o principal economista da equipe do candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL) confirmou em entrevista ao jornal Valor que vai mesmo criar novos impostos caso Bolsonaro seja eleito presidente do Brasil.

Ele confirmou que estuda implementar um imposto que incidiria sobre as transações financeiras semelhante à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).  Guedes falou sobre o assunto em um outra entrevista e agora voltou a confirmar a nova taxação.

De acordo com a reportagem do Jornal Valor, Guedes adiantou que a alíquota poderá ficar entre 0,4% e 0,5% sobre cada transação financeira para substituir um conjunto de impostos e contribuições federais. E haveria ainda, segundo ele, uma segunda cobrança, de 0,3% a 0,4%, destinada exclusivamente para cobrir as contas da Previdência.

No total, a alíquota chegaria a algo próximo de 0,8% sobre as transações. Guedes disse ao jornal que os estudos sobre reforma tributária conduzidos pelo grupo que atua na campanha de Bolsonaro preveem a substituição de todos os impostos federais não compartilhados com Estados e municípios por esse único tributo.