Os artistas plásticos Lucas Ribeiro, Luísa Paraguai, Mírian G. T. Norking e Vera Bonnemasou reúnem alguns de seus trabalhos na exposição “Tendências”. Colagem, bico de pena, acrílico, aquarela e óleo sobre tela são algumas das técnicas utilizadas pelos artistas plásticos para compor a exposição.

Para essa mostra, Lucas Ribeiro traz trabalhos inéditos que reportam ao uso pictórico de escadas e colunas. “A opção pelo tema surgiu por acaso, ao perceber que escadas e colunas, luz e sombras, preto e branco, transições de tons e cores cinzas apontam para um lugar espiritual que emerge, talvez, do subconsciente, que se apropria de formas conhecidas, e sugerem um caminho ascendente”, explica o artista.

A artista plástica Luísa Paraguai participa com trabalhos da série Entre-tempos. Segundo a autora, trata-se de “uma experiência estética conformada em estruturas visuais que não atendem a um caráter objetivo de representação, mas antes, apresentam a dissolução da paisagem urbana ao evocar a percepção da dimensão temporal para instituir o grafismo como elemento de significação e percepção”.

A artista Mírian G. T. Norking participa da mostra Tendências com trabalhos em diferentes técnicas: acrílico sobre tela, colagem fazendo uso de cromalin e papel-foto, colagem e raspagem com suporte de foto, raspagem e nanquim sobre papel para fotografia e dois pequenos bicos-de-pena realizados in loco.

Todos os trabalhos reservados por Vera Bonnemasou para a exposição Tendências são inéditos. Segundo a artista, essas obras privilegiam a técnica da aquarela em sua materialidade. A artista acredita que os trabalhos artísticos ou poéticos só têm sentido se servirem à reflexão, do contrário serão meras referências ou objetos de adorno. “Mas essa reflexão ocorre na própria materialidade da obra, ou seja, no modo como ela foi feita para ser fruída. Isso tem que estar presente no trabalho para que possa ser acessível ao observador”, explica a artista.

A mostra pode ser vista diariamente e a entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Onde: CIS-Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local)
Quando: 5 a 27 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e sábados e domingos das 9h às 17h