Na próxima sexta-feira, 5 de outubro, às 19h30, o ciclo Cinema & Literatura que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe “Entrevista com o vampiro” (1994), filme de Neil Jordan baseado no romance homônimo de Anne Rice.

A adaptação do romance de Anne Rice faz parte do seleto grupo de produções que exploram de maneira mais adulta e refinada o mito dos vampiros, personagens explorados à exaustão na telona desde sempre. Fazem isso abrindo mão dos sustos e dos clichês para apostar no drama e aliviar no terror. O vampiro, mesmo imortal e ameaçador, não é meramente um predador, mas, antes de tudo, um sujeito atormentado pelo peso de sua condição. Com Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e Kirsten Dust. (EUA, 1994. Colorido, 123 min).

O personagem central do livro de Anne Rice, publicado em 1976, é Louis, um vampiro de 200 anos, abençoado (ou amaldiçoado) com a vida eterna. Quando ele conta sua história começamos a entender o significado de sua existência. Vampiros veem o mundo de outra maneira – o mundo deles é mais brutal e mais vívido do que jamais será para um humano. Louis, contudo, é marcado pela dúvida: a dúvida sobre como se tornou vampiro e qual combinação de deuses e demônios é a verdadeira responsável por seu castigo.

O Ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011, exibindo, como o próprio nome sugere, adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade das obras adaptadas, com isto, nestes quase sete anos de ciclo, já foi possível discutir grandes clássicos da Literatura como Ulysses (James Joyce), “O Processo” (Franz Kafka), “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), “Mrs. Dalloway” (Virginia Woolf), “O Lobo da Estepe” (Herman Hesse), “On The Road” (Jack Kerouac), “O Conto da Aia” (Margaret Atwood) e “Almoço Nu” (William Burroughs), dentre outros.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)