Em São Paulo – O ano de 2018 representa um marco importante para a República Tcheca e a República Eslovaca. No dia 28 de outubro, os dois países celebram o centenário da formação da Tchecoslováquia, o primeiro estado democrático de tchecos e eslovacos, constituído após a queda do Império Austro-Húngaro no final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1918.

Neste ano, no dia 21 de agosto de 2018, comemoramos ainda os 50 anos da Primavera de Praga, processo de reformas políticas, econômicas, sociais e culturais na antiga Tchecoslováquia que foi interrompido pela invasão das forças armadas dos países do Pacto de Varsóvia.

Para comemorar os dois aniversários no estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Embaixada da República Eslovaca em Brasília, o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Eslovaca em São Paulo realizarão, em outubro , uma Mostra do Cinema Tcheco Eslovaco.

As sessões gratuitas, agendadas entre os dias 3 e 8 de outubro, apresentam a cinematografia tchecoslovaca, tcheca e eslovaca dos últimos vinte anos. O seu denominador comum, para além de todos os filmes serem realizados por diretores da mais recente geração de cineastas tchecos e eslovacos, consiste em poder observar temas sensíveis: o envolvimento de aviadores na Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de perdoar opções tomadas no passado, as práticas de dopping no mundo do esporte profissional na Tchecoslováquia dos anos oitenta, a imigração, a preservação da dignidade humana num estado totalitário e o preço que todos os que se opuseram a este regime pagaram e o tema da procura de métodos alternativos na medicina atual.

O título do filme Num céu azul escuro, do diretor Jan Svěrák, do ano 2001, foi inspirado pela cor dos uniformes de forças aéreas e também pela canção do mesmo nome, derivado da deficiência visual do seu autor – Jaroslav Ježek. Uma história de amor vivida durante a guerra recebeu, no ano de 2001, quatro prêmios do “Leão tcheco“, o prêmio mais prestigioso da cinematografia tcheca.

NUM CÉU AZUL ESCURO/orig. Tmavomodrý svět / República Tcheca, Grã-Bretanha, Alemanha , 2001 / Drama, romance, ação / Direção Jan Svěrák / Roteiro Zdeněk Svěrák / 112 min / livre / tcheco, inglês, legendas em português / DVD
Sinopse: Filme sobre a amizade, o heroísmo, o amor e o espírito de sacrifício, dedicado aos pilotos tchecos ao serviço da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial e àconsequente perseguição deles pelo regime comunista depois da guerra. O drama de um triângulo amoroso entre dois amigos aviadores e uma mulher inglesa é emoldurado pelo ambiente de uma prisão comunista.

Em Assistência Domiciliar, a estreia na direção de Slávek Horák do ano de 2015, foi candidato ao prémio do “Oscar“ na categoria do melhor filme estrangeiro.

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR /orig. Domácí péče / República Tcheca, Eslováquia, 2015 / Drama, Comédia / Direção Slávek Horák / Roteiro Slávek Horák, Rudolf Suchánek / 88 min / livre / tcheco, legendas em português/ DVD
Sinopse: Vlasta é uma enfermeira pessoal que vive para a família e para os seus pacientes. Vlasta é forçada a enfrentar a sua própria mortalidade quando passa a ter problemas de saúde. Buscando uma cura alternativa, dessa vez é ela quem precisa de cuidados.

A Rosa da Kawasaki, do diretor Jan Hřebejk, do ano de 2009, recebeu dois prémios do “Leão tcheco“ e candidatou-se também ao “Oscar“ americano.

A ROSA DE KAWASAKI/orig. Kawasakiho Růže / República Tcheca, 2009 / Drama / Realização Jan Hřebejk / 95 min / livre / tcheco, legendas em português / DVD

Sinopse: História emotiva sobre a culpa, a penitência, a falsidade da memória e a necessidade de perdoar. Um antigo membro da oposição ao regime comunista participou com a polícia secreta na desacreditação do seu amigo que acabou por ser obrigado a emigrar. Esta revelação desencadeia um drama familiar.

O filme Fair play, de Andrea Sedláčková, do ano de 2014, é considerado pela mesma diretora como “um dos filmes que ajudaram a lidar com o nosso passado recente”.

FAIR PLAY/orig. Fair play / República Tcheca, Eslováquia, Alemanha, 2014 / Direção e Roteiro Andrea Sedláčková / 98 min / 12 anos / tcheco, legendas em português / DVD

Sinopse: Na década de 80 na Tchecoslováquia, a jovem atleta Anna foi selecionada para a equipe nacional e treina para se qualificar aos Jogos Olímpicos. É integrada em um “programa médico” secreto, onde é recebe doses de esteroides anabolizantes. Seu desempenho vai ficando melhor, mas depois de um colapso descobre a verdade. Anna decide continuar sua preparação sem doping, embora sua mãe esteja preocupada que ela não se qualifique para os jogos, considerando a qualificação da filha como a única chance dela para escapar da Cortina de Ferro.

O Candidato é um espirituoso thriller de humor negro que marca a estreia do premiado Jonáš Karásek, conhecido por dirigir e produzir curta metragens e comerciais.

O CANDIDATO / orig. Kandidát / Eslováquia, República Tcheca, 2013 / Thriller político / Direção: Jonáš Karásek / 106 min / 18 anos / eslovaco, legendas em português / DVD

Sinopse: A realização de uma campanha presidencial na Eslováquia mostra o poder da mídia de manipular através da informação, bem como para práticas injustas na vida política. O mago publicitário e bon-vivant Adam Lambert é forçado por um forte grupo político-financeiro a fazer campanha por um candidato independente do povo. Os nervos de Adam Lambert, depois de uma separação com sua esposa, estão em um estado desolado e em uma reunião de chefes de agência no clube de publicidade, coloca todos os seus bens para a presidência do desconhecido candidato presidencial. O que está disposto a fazer será o enredo principal do filme.

A Casa é um drama escrito e dirigido por Zuzana, um dos jovens talentos mais promissores da Europa Central. A ternura e realismo da história ganhou atenção de premiações importantes, sendo vencedora do Prêmio Trieste Award do melhor filme, festival de Trieste (Itália), 2012 e Prêmio na categoria New voices/New visions no festival Palm Springs (Estados Unidos).

A CASA /orig. Dom / Eslováquia, 2011 / Drama / Direção: Zuzana Liová / 100 minutos / 18 anos / eslovaco, legendas em português / DVD

Sinopse: Imrich constrói uma casa para Eva, sua filha mais nova, para que ela se não se perca pelo mundo.Porém, Eva não quer se submeter aos desejos do pai. Ela é uma estudante que faz lições para outros estudantes por dinheiro. Ele quer ganhar dinheiro para viajar e trabalhar como au pair em Londres. A tensão entre Eva e o pai aumenta. Depois de vários arranjos familiares, o relacionamento deles melhora, mas quando tudo está indo na direção certa, Jakub, um homem mais velho e casado, cruza o caminho de Eva.

A mostra de São Paulo é a segunda entre várias organizadas em diferentes cantos do Brasil como parte das comemorações acima mencionadas.

Programação

03/10 – Quarta-feira
16h00 – A casa
19h00 – Num Céu Azul Escuro

04/10 – Quinta-feira
16h00 – Assistência Domiciliar
19h00 – A Rosa de Kawasaki

05/10 – Sexta-feira
16h00 – O Candidato
19h00 – Fair Play

06/10 – Sábado
16h00 – Fair Play
19h00 – O Candidato

07/10 – Domingo
15h00 – A Rosa de Kawasaki
18h00 – Assistência Domiciliar

08/10 – Segunda-Feira
16h00 – Num Céu Azul Escuro
19h00 – A Casa

Mais informações no SITE do CCBB-SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra do Cinema Tcheco Eslovaco
Realização: CCBB SP, Embaixada da República Eslovaca em Brasília, Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e Consulado Honorário da República Eslovaca em São Paulo
Data: 3/10 – 8/10 de 2018
Cinema – 70 lugares
Entrada gratuita – Retirada de ingressos à partir de 1 hora antes da sessão
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo – SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h