Nesta quinta-feira (20), Airto Moreira, um dos músicos brasileiros de maior renome internacional, se apresenta às 20h30 no Teatro do Sesc Campinas.

Há 50 anos fora do Brasil, o percussionista e compositor retorna ao país após uma recente turnê de 10 shows na Europa apresentando músicas de seu primeiro disco gravado em terras brasileiras – “ALUÊ” (Selo Sesc, 2017). Airto atuou no Brasil no início da década de 60 ao lado de alguns dos maiores músicos brasileiros. Com Hermeto Pascoal, participou do lendário QUARTETO NOVO; com César Camargo Mariano, tocou no Sambalanço Trio; também com Hermeto, integrou o grupo Sambrasa. Em 1967, mudou-se para os EUA. Integrou o grupo do trompetista MILES DAVIS, com quem gravou o histórico álbum “Bitches Brew”. Tocou e gravou na década de 70 com o grupo Return to Forever, de CHICK COREA – com quem voltou a excursionar em 2007 lançando o CD “The Boston Three Party”.

A sua extensa biografia inclui ainda atuações com artistas como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Jaco Pastorius, Dizzy Gilespie, Cannonball Adderley, Lee Morgan, Dave Holland, Keith Jarrel, Jack de Johnele, Ron Carter, John McLaughlin, Quincy Jones, George Duke, Mickey Hart, Paul Simon, Carlos Santana, Michael Brecker, Zakir Hussain, Stanley Clarke e Joe Zawinul, entre muitos outros. Foi eleito o melhor percussionista do mundo durante oito anos seguidos pela revista Down Beat. A partir de 1974 fundou seu grupo ao lado de Flora Purim, que tocou durante três décadas em festivais por todo o mundo. Em carreira solo, teve atuações tão diversas como com: Orquestra Filarmônica de Colônia (Alemanha), Boston Pops Orchestra (EUA), os grupos de rock Smashing Pumpkins e Grateful Dead, e o grupo de percussão Kodo (Japão).

Produzido por Carlos Ezequiel, “ALUÊ” foi gravado no Brasil em novembro de 2016, em uma parceria da Engrenagens Produções com o Selo Sesc. O grupo conta com José Neto (guitarra), Sizão Machado (contrabaixo), Fabio Leandro (piano), Vítor Alcântara (saxofones) e Carlos Ezequiel (bateria). O repertório do show trará releituras de temas consagrados de Airto, como “Misturada”, “I`m Fine How Are You” e “The Magicians”, além de improvisações coletivas.

Ingressos à venda no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades do Sesc SP com valores a partir de R$ 5. (Carta Campinas com informações de divulgação)