A Marcha em Defesa ao SUS (Sistema Único de Saúde), serviço governamental de atendimento gratuito à saúde da população, aconteceu ontem, dia 29 de agosto em Campinas.

A marcha, registrada pelas lentes de Gabriella Zanardi, foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas.

Segundo o Conselho, a iniciativa ocorre diante da grave crise ética, política e jurídica que afeta a vida de milhões de brasileiros, colocando em risco a Constituição Federal de 1988, os direitos sociais e o direito à saúde.

“As iniciativas do Governo Golpista Temer de congelamento dos gastos sociais por 20 anos reduz o dinheiro para o SUS e deixa o povo brasileiro à mercê, privilegiando investimentos na saúde privada e nos planos de saúde, ameaçando o direito de todos à saúde. O Governo Alckmin (PSDB) em São Paulo não contribuiu com o financiamento dos municípios para a saúde e cortou dinheiro dos hospitais universitários, como o hospital da UNICAMP e tem deixado a população sem os medicamentos do alto custo, que estão sempre em falta”, diz o comunicado.

O conselho ainda afirmou que em Campinas, o Governo Jonas Donizette (PSB) e sua forma de gerir a Saúde na cidade, tem restringido e negado o acesso dos usuários a consultas, exames, medicamentos, internações, tratamentos para câncer e cirurgias. Em meio à escândalos de má gestão do Hospital Ouro Verde, a crise na saúde se agrava diante da inoperância da administração municipal.

Veja mais imagens por Gabriella Zanardi:

Este slideshow necessita de JavaScript.