Escalandrum

A programação musical da IV Mostra SESI-SP de Música Erudita no SESI Amoreiras, em Campinas, traz nos próximos dias 24 e 25 de agosto duas apresentações musicais.

Na sexta-feira, dia 24, às 19h30, o grupo Lyric Suite Ensemble se apresenta integrando a Série Compositores Nacionais e promete uma jornada às raízes do jazz com arranjos da música de concerto.

Lyric Suite, sexteto formado por um quarteto de cordas e músicos que tocam vibrafone e piano, propõe uma visita às obras de Chick Corea e Edmundo Villani-Côrtes. Esses compositores se destacaram pelo lirismo das canções, além de serem os pioneiros a destacar a sonoridade do vibrafone – uma espécie de ‘teclado’ feito com placas de metal, cujos ressoadores possuem uma vibração única.

Neste show, o grupo apresenta duas peças de grande importância no cenário musical do século XX: Lyric Suite (1983), com sete melodias, e Concerto para Vibrafone e Orquestra (1998), com três melodias. A performance ressalta a autêntica parceria entre o piano e o vibrafone que, juntos, dão luz a uma nova perspectiva sobre a música erudita.

Série: Compositores Nacionais, 60 min.
Piano: Daniel Grajew | Violino: Alice Bevilaqua e Mica Marcondes | Viola: Elisa Monteiro | Vibrafone: Carlos dos Santos | Cello: Vana Bock

Aula-concerto – 15h

Antes da apresentação, toda a comunidade está convidada a participar de uma aula-concerto, um bate-papo que tem o objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais. A programação é didática e indica a importância de um novo diálogo entre músicos e plateia, uma conversa que, ao mesmo tempo em os aproxima, seja capaz de levar um conteúdo informativo, gerar curiosidade e interesse.

Lyric Suite Ensemble

No sábado, dia 25, às 19h30, o palco do teatro do SESI recebe o grupo Escalandrum integrando a Série Crossover. No show, o grupo argentino de grande sucesso na interpretação dos clássicos de Piazzolla apresenta novidades de um dos seus mais recentes trabalhos: o álbum SESIONES ION, com Mozart e Ginastera.

Há mais de 20 anos na estrada, o Escalandrum conquistou o mundo com a sonoridade autêntica que une diferentes ritmos em uma única essência. A receita para tamanho sucesso é uma mistura entre jazz e o tango, além de importante herança musical, já que o grupo foi criado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.

Neste show, o público será envolvido por composições autorais e arranjos clássicos do gênero erudito, como Preludio No. 1, Lacrimosa e Danza de La Moza Donosa. Além de prestar uma homenagem à tradicional música clássica, o grupo toca músicas do álbum Sesiones Ion, interpretando clássicos de Mozart e Ginastera.

Escalandrum venceu por três vezes os prêmios mais importantes da música na Argentina: o Prêmio Gardel, como melhor álbum de jazz e álbum do ano; e o aclamado Gardel de Ouro, por sua trajetória.

Série: A História da Música – Barroca/Crossover, 70 min.
Bateria: Daniel “Pipi” Piazzolla | Contrabaixo: Mariano Sivori |Piano: Nicolás Guerschberg | Sax alto e soprano: Gustavo Musso | Clarinete baixo: Matin Pantyrer | Sax tenor: Damian Fogiel

As duas apresentações têm entrada gratuita. Mais informações no SITE do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)