Mostra de música erudita traz a Campinas grupos Escalandrum e Lyric Suite Ensemble

Escalandrum

A programação musical da IV Mostra SESI-SP de Música Erudita no SESI Amoreiras, em Campinas, traz nos próximos dias 24 e 25 de agosto duas apresentações musicais.

Na sexta-feira, dia 24, às 19h30, o grupo Lyric Suite Ensemble se apresenta integrando a Série Compositores Nacionais e promete uma jornada às raízes do jazz com arranjos da música de concerto.

Lyric Suite, sexteto formado por um quarteto de cordas e músicos que tocam vibrafone e piano, propõe uma visita às obras de Chick Corea e Edmundo Villani-Côrtes. Esses compositores se destacaram pelo lirismo das canções, além de serem os pioneiros a destacar a sonoridade do vibrafone – uma espécie de ‘teclado’ feito com placas de metal, cujos ressoadores possuem uma vibração única.

Neste show, o grupo apresenta duas peças de grande importância no cenário musical do século XX: Lyric Suite (1983), com sete melodias, e Concerto para Vibrafone e Orquestra (1998), com três melodias. A performance ressalta a autêntica parceria entre o piano e o vibrafone que, juntos, dão luz a uma nova perspectiva sobre a música erudita.

Série: Compositores Nacionais, 60 min.
Piano: Daniel Grajew | Violino: Alice Bevilaqua e Mica Marcondes | Viola: Elisa Monteiro | Vibrafone: Carlos dos Santos | Cello: Vana Bock

Aula-concerto – 15h

Antes da apresentação, toda a comunidade está convidada a participar de uma aula-concerto, um bate-papo que tem o objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais. A programação é didática e indica a importância de um novo diálogo entre músicos e plateia, uma conversa que, ao mesmo tempo em os aproxima, seja capaz de levar um conteúdo informativo, gerar curiosidade e interesse.

Lyric Suite Ensemble

No sábado, dia 25, às 19h30, o palco do teatro do SESI recebe o grupo Escalandrum integrando a Série Crossover. No show, o grupo argentino de grande sucesso na interpretação dos clássicos de Piazzolla apresenta novidades de um dos seus mais recentes trabalhos: o álbum SESIONES ION, com Mozart e Ginastera.

Há mais de 20 anos na estrada, o Escalandrum conquistou o mundo com a sonoridade autêntica que une diferentes ritmos em uma única essência. A receita para tamanho sucesso é uma mistura entre jazz e o tango, além de importante herança musical, já que o grupo foi criado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.

Neste show, o público será envolvido por composições autorais e arranjos clássicos do gênero erudito, como Preludio No. 1, Lacrimosa e Danza de La Moza Donosa. Além de prestar uma homenagem à tradicional música clássica, o grupo toca músicas do álbum Sesiones Ion, interpretando clássicos de Mozart e Ginastera.

Escalandrum venceu por três vezes os prêmios mais importantes da música na Argentina: o Prêmio Gardel, como melhor álbum de jazz e álbum do ano; e o aclamado Gardel de Ouro, por sua trajetória.

Série: A História da Música – Barroca/Crossover, 70 min.
Bateria: Daniel “Pipi” Piazzolla | Contrabaixo: Mariano Sivori |Piano: Nicolás Guerschberg | Sax alto e soprano: Gustavo Musso | Clarinete baixo: Matin Pantyrer | Sax tenor: Damian Fogiel

As duas apresentações têm entrada gratuita. Mais informações no SITE do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente