Investigação da Interpol confirma que o juiz Sérgio Moro viola lei internacional

A Interpol eliminou o nome de Rodrigo Tacla Duran da lista de procurados internacionais. Para justificar a retirada do alerta vermelho contra o advogado que trabalhou para a Odebrecht, a agência de investigação internacional apontou que a conduta do juiz Sérgio Moro viola a legislação da Interpol.

Ao decidir, a Comissão da Interpol colocou em dúvidas a confiabilidade do julgamento de Moro sobre Durán. “A Comissão considerou toda a informação relevante para determinar se a defesa demonstrou de maneira confiável a probabilidade de que ocorreu a negação flagrante de um julgamento justo”, publicou.

Veja mais:

Jornal Espanhol diz que Sérgio Moro não tem escrúpulos e compra testemunhas

“A Comissão considerou que as alegações apresentadas pela defesa que, diante da conduta do juiz responsável por presidir o processo no Brasil, seja suficiente para levantar dúvidas sobre o fato de que pode existir uma violação ao Artigo 2 da Constituição da Interpol”, informou na decisão.

O artigo 2 da legislação da agência refere-se à necessidade de que a instituição que busca trazer a cooperação entre as polícias de diferentes países deve trazer como prioridade, sempre, a Declaração Universal de Direitos Humanos.

E seguiu sobre os indícios de parcialidade do juiz da Lava Jato no Paraná, Sergio Moro:

“A defesa trouxe evidências, que podem ser facilmente verificadas em serviços de buscas abertos, para sustentar a controvérsia de que o juiz [Sergio Moro] falou sobre ele [Duran] publicamente em uma entrevista, quando ao negar movimentos para ele se apresentar como testemunha em outros casos, emitiu uma opnião sobre a veracidade de qualquer informação que ele [Duran] pudesse apresentar.”

A entrevista referida foi a participação de Moro no programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de março, em que enquanto Duran estava foragido na Espanha, acusou o magistrado de participar de esquema ilegal com delatores da Lava Jato, recebendo valores indevidos. E durante o programa, o juiz opinou sobre o caso, tentando desmerecer as acusações do advogado. (Patricia Faermann – GGN)

Recent Posts

Gangue de adolescentes que matou cão Orelha está envolvida em outros crimes

(imagem reprodução) A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina,…

5 hours ago

Ato no Centro de Campinas defende revogação do aumento da tarifa de ônibus e passe livre

Passageiros saem pela janela de ônibus na Lix da Cunha (foto reprodução vídeo - g1)…

5 hours ago

‘O Jogo da Realidade’ provoca o público a repensar certezas ao misturar ficção e reflexões existenciais

(foto thiago pires - divulgação) Com a proposta de envolver o público em uma experiência…

7 hours ago

Boulos prevê a aprovação do fim da escala 6×1 no primeiro semestre

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República,…

11 hours ago

Castro Mendes tem romance e rock’n’roll com o musical ‘Grease, nos Tempos da Brilhantina’

(foto divulgação) Um dos maiores clássicos da Broadway, o musical "Grease, nos Tempos da Brilhantina"…

1 day ago

Saxofonista Hillai Govreen traz seu mais novo projeto de Nova York para Campinas

(foto john miller - divulgação) A clarinetista, saxofonista e compositora Hillai Govreen traz seu mais…

1 day ago